Imprensa internacional repercute julgamento de Bolsonaro no STF
O New York Times destacou as provas contra Bolsonaro e descreveu o esquema de desacreditar a eleição e planejar assassinatos de autoridades

O início do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro nesta terça-feira (2) no Supremo Tribunal Federal (STF) ganhou destaque em veículos internacionais, que classificaram a tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022 como um “plano sinistro”. Bolsonaro, em prisão domiciliar, é julgado junto com outros sete réus, e a sentença deve sair até 12 de setembro.
O New York Times destacou as provas contra Bolsonaro e descreveu o esquema de desacreditar a eleição e planejar assassinatos de autoridades. O The Guardian ouviu o trompetista que viralizou ao tocar uma marcha fúnebre para simbolizar o “fim político” do ex-presidente. Já o Washington Post afirmou que o Brasil enfrenta Trump e seu passado autoritário, ressaltando que o julgamento pode criar um precedente de responsabilização política.
A Economist chamou Bolsonaro de “Trump dos trópicos” e avaliou que ele falhou “por incompetência, não por falta de intenção”. Para a revista britânica, o julgamento é histórico e mostra o Brasil dando uma lição de democracia ao mundo. A BBC também ressaltou que o processo entrou na fase final e que a causa do ex-presidente foi apoiada por Donald Trump. Com informações: Portal G1.