Inadimplência cai em Londrina em dezembro, mas registra alta acumulada em 2024
Foto: Imagem ilustrativa

Os índices do Serviço de Proteção ao Crédito da Associação Comercial e Industrial de Londrina (SPC/ACIL) revelam que a inadimplência em dezembro de 2024 teve redução de 3,1% em relação ao mesmo mês de 2023. No acumulado do ano, entretanto, houve um aumento de 8,8% nos consumidores que não conseguiram quitar suas dívidas em dia e tiveram o nome incluído no cadastro de inadimplentes.

Por outro lado, o número de consumidores que negociaram ou quitaram suas dívidas atrasadas cresceu 3,7% em dezembro, em comparação ao mesmo período de 2023. No acumulado de 2024, o crescimento foi ainda mais expressivo, com um aumento de 17,2% entre os consumidores que “limparam o nome” e recuperaram o crédito.

“Os números sugerem uma melhora na recuperação financeira de parte dos consumidores, indicando um possível fôlego maior para absorver os gastos típicos do primeiro trimestre de cada ano. No entanto, a capacidade de consumo continua sujeita a fatores como inflação e confiança do consumidor,” afirmou Marcos Rambalducci, consultor econômico da ACIL.