Inadimplência segue em queda em Londrina, mas ritmo de recuperação financeira ainda é lento
Setembro registrou redução de 35% nas inclusões no SPC; consumidores mostram cautela no crédito e dificuldade para quitar dívidas

Os indicadores do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC/ACIL) de setembro mostram que Londrina mantém a tendência de queda na inadimplência, embora com ritmo mais moderado do que no mês anterior. Segundo o levantamento, houve redução de 35,1% nas inclusões de consumidores na lista de negativados em relação a setembro de 2024. No acumulado do ano, o índice registra recuo de 23,4%. Para o consultor econômico da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), Marcos Rambalducci, o cenário reflete “maior cautela das famílias para assumir novas dívidas e uma postura mais prudente no consumo”.
Por outro lado, o número de pessoas que quitaram ou negociaram dívidas caiu 43% em comparação com o mesmo período do ano anterior, o que indica menor capacidade de recuperação financeira. O indicador de consultas ao SPC, que mede o interesse em compras a prazo, teve alta de 6,45%, sinalizando um movimento tímido de retomada da confiança do consumidor. “Ainda que o resultado seja positivo, a recomposição da renda e condições reais de renegociação seguem como os principais desafios para consolidar uma recuperação mais sólida”, avaliou Rambalducci.