Inflação continua menor para famílias com renda mais baixa, diz Ipea
Principal impacto para esse grupo é de alimentos e bebidas

A inflação oficial para famílias com renda mais baixa, em novembro deste ano, continuou sendo menor do que para aquelas com renda mais alta, como ocorreu nos cinco meses anteriores, segundo dados divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
De acordo com o Ipea, em novembro a inflação para famílias com renda muito baixa, baixa e média-baixa passou de 0,13% em outubro para 0,20% em novembro. Entre as pessoas com renda média, a inflação passou de 0,22% para 0,23%. Entre aquelas com renda média-alta, a inflação manteve-se em 0,23%.
Comércio varejista recua 0,3% em outubro, diz IBGE
Por fim, entre as pessoas com renda alta, a alta de preços passou de 0,55% para 0,58%.
Segundo o Ipea, o principal impacto inflacionário para as classes de renda mais baixas, em novembro, veio do grupo “alimentos e bebidas”, com altas de produtos como o arroz (3,7%), feijão-preto (4,2%), batata (8,8%), cebola (26,6%), carnes (1,4%) e aves e ovos (0,53%).

