Inflação desacelera para todas as faixas de renda em março

Famílias de baixa renda foram mais beneficiadas

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Inflação desacelera para todas as faixas de renda em março | © Marcello Casal Jr/Agência Brasil

De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a inflação desacelerou para todas as faixas de renda em março, com as famílias de menor renda sendo as mais beneficiadas. Segundo o Indicador Ipea de Inflação por Faixa de Renda, divulgado ontem (14), a inflação para as famílias de renda muito baixa somou 0,53% em março, enquanto a maior taxa ficou com as famílias de renda média-alta, com 0,81%.

LDO condiciona R$ 172 bilhões acima do teto à aprovação do arcabouço

Em comparação com março de 2022, houve forte desaceleração para todas as classes sociais, mas a redução foi mais intensa para as famílias de menor poder aquisitivo, principalmente por causa da redução da alta nos preços dos alimentos em domicílio. No acumulado em 12 meses terminados em março, as famílias de renda alta tiveram a inflação mais elevada (6,44%), enquanto a menor inflação foi registrada no segmento de renda média-baixa (4,38%).

Governo reafirma intenção de extinguir isenção tributos sobre importações de produtos até US$ 50

O grupo transportes pressionou a inflação para todas as faixas de renda, influenciado pelas altas dos preços da gasolina e do etanol, enquanto outros grupos pressionaram a inflação em menor intensidade, como habitação e saúde e cuidados pessoais. O índice oficial de inflação, IPCA, fechou março em 0,71%, inferior à taxa de fevereiro (0,84%), acumulando 4,65% em 12 meses, abaixo de 5% pela primeira vez em dois anos.

Com informações da Agência Brasil.

PUBLICIDADE
Valmir Pedroso

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9