Inscrições para concurso da PM e Bombeiros do Paraná são prorrogadas; provas também serão realizadas em Londrina
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), com taxa de R$

O prazo para se inscrever no concurso público da Polícia Militar do Paraná (PMPR) e do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) foi prorrogado até a próxima segunda-feira, 19 de maio. O concurso oferece um total de 2.600 vagas: 2 mil para o cargo de soldado da PM e 600 para soldados do Corpo de Bombeiros. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), com taxa de R$ 130. Esta é a primeira seleção das corporações que exige nível superior completo em qualquer área de formação.
Além disso, os candidatos devem estar em dia com as obrigações eleitorais, ter no máximo 30 anos de idade e possuir, no mínimo, Permissão para Dirigir ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B. As vagas estão distribuídas entre cinco grandes regiões do estado: Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel. Do total de vagas, 201 na PM e 60 no Corpo de Bombeiros são destinadas a candidatos afrodescendentes, conforme previsto nos editais.
Provas em Londrina e outras 11 cidades
O concurso será composto por várias etapas, começando com provas objetivas e discursivas, ambas de caráter eliminatório e classificatório. A prova da PMPR será aplicada em 29 de junho, enquanto a do CBMPR ocorrerá em 6 de julho. As provas serão realizadas em 12 cidades do Paraná: Curitiba, Cascavel, Campo Mourão, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Paranaguá, Pato Branco, Ponta Grossa e Umuarama.
Os candidatos que forem aprovados nas provas escritas seguirão para as etapas seguintes: exame de aptidão física, avaliação psicológica, exames de sanidade física e investigação social. O concurso tem como objetivo reforçar o efetivo das corporações em todo o estado, em um momento em que o governo do Paraná busca fortalecer a segurança pública e a atuação dos bombeiros em emergências e desastres. Com informações AEN