Inscrições para programa que transforma pesquisas em produtos encerram no domingo no Paraná

O prazo para inscrição de pesquisas acadêmicas com projetos voltados para o desenvolvimento de soluções inovadoras para o mercado

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: SETI-PR

O prazo para inscrição de pesquisas acadêmicas com projetos voltados para o desenvolvimento de soluções inovadoras para o mercado termina neste domingo (26). Na primeira fase são ofertadas 150 vagas para pesquisadores das redes pública e privada do Paraná, que têm interesse em participar de um programa avançado de capacitação para negócios. As inscrições são gratuitas, mediante o preenchimento de um formulário online. A iniciativa é do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

Essa capacitação empreendedora é desenvolvida no âmbito do programa de Propriedade Intelectual com Foco no Mercado (Prime), que tem como objetivo transformar o resultado de pesquisas científicas em produtos e serviços para a sociedade. Idealizado pela Seti, ele incentiva a cultura empreendedora e a geração de novos negócios, a fim de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico paranaense.

A ação é destinada para professores e estudantes universitários de todas as áreas do conhecimento e profissionais da carreira técnica e administrativa, com vínculo em instituições paranaenses de ensino superior e de pesquisa científica e tecnológica. Neste ano, 10 projetos receberão premiação individual em moeda corrente, no valor de R$ 200 mil, para o desenvolvimento das tecnologias propostas e investimento nos respectivos negócios. Esse aporte de R$ 2 milhões é proveniente do Fundo Paraná de fomento científico e tecnológico.

O conteúdo da formação empreendedora envolve uma série de workshops, consultorias e mentorias sobre mercado, empreendedorismo e inovação. As atividades acontecem totalmente em formato remoto, incluindo diferentes temas: desenho de soluções; fontes de financiamento; ideação; modelagem financeira; parcerias; processos comerciais e jurídicos; propriedade intelectual; transferência tecnológica; validação de negócios; entre outros. Neste ano, haverá uma trilha extra voltada para a temática da internacionalização.

Para a segunda fase do Prime 2024, serão selecionados, entre os participantes da etapa anterior, 40 pesquisadores com projetos que disponham de protocolo de propriedade intelectual ou depósito e registro de patente no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), instituição vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. O programa Prime conta com a parceria da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR). Além da premiação em dinheiro, os finalistas serão contemplados com vagas em programa de pré-aceleração ou pacote de consultorias em temáticas de inovação e mercado do Sebrae/PR e vagas em programa de mentoria do Inpi.

Segundo o edital, entre agosto e setembro, o governo irá publicar uma chamada pública para prospectar empresas interessadas em adquirir, habilitar ou moldar os projetos concorrentes da segunda etapa do programa. Com informações da AEN.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9