INSS analisa milhares de pedidos de salário-maternidade solicitados há mais de 30 dias
Mutirão ocorrerá entre os dias 15 e 19 de maio

O Ministério da Previdência Social informou que, a partir de hoje, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai agilizar a análise de cerca de 45 mil requerimentos do salário-maternidade solicitados há mais de 30 dias. O mutirão, que seguirá até sexta-feira, tem o objetivo de reduzir a quantidade de benefícios em análise superior a um mês, pelo órgão. Cerca de 5 mil servidores públicos estão mobilizados para trabalhar na mobilização.
Multas com a Justiça Eleitoral podem ser pagas pela internet, afirma Tribunal Superior Eleitoral
De acordo com o Ministério da Previdência Social, o benefício é concedido pelo INSS a pessoas que necessitam se ausentar do trabalho por motivo de nascimento do filho, aborto espontâneo e adoção ou guarda judicial para fins de adoção de criança de até 8 anos de idade. Em casos de adoção, homens também podem solicitar o benefício.
Para receber o salário-maternidade, é necessário que o cidadão tenha feito, no mínimo, dez contribuições mensais à Previdência Social, de forma individual – quando trabalha como autônomo – ou facultativa. Para mais informações, o interessado pode ligar para a Central de Atendimento do INSS, no telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h (de Brasília).
Com informações Ministério da Previdência Social.