Instalação de ILS no Aeroporto de Londrina deve acontecer somente em 2027
Apesar da compra ter sido anunciada em 2024, o processo de preparação do edital para licitação adiou o procedimento para a instalação dos equipamentos

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), vinculado à Força Aérea Brasileira (FAB), informou que o processo de aquisição do ILS (sistema de pouso por instrumentos) para o Aeroporto Governador José Richa de Londrina ainda está em fase de preparação do edital para licitação. Com isso, a instalação e homologação do equipamento tem previsão de ocorrer somente no primeiro semestre de 2027.
A compra do sistema foi anunciada pelo Decea em julho do ano passado. O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou a importância de acelerar a implantação do ILS, considerado essencial para melhorar a segurança e eficiência das operações aéreas, especialmente em condições meteorológicas adversas.
De acordo com o Decea, a operação e manutenção do ILS serão responsabilidade da empresa Nav Brasil, que já opera o serviço de navegação aérea do aeroporto de Londrina. A CCR, concessionária responsável pela administração do terminal, informou que o contrato de concessão previa apenas a infraestrutura necessária para acomodar o equipamento, já entregue. Assim, a aquisição e instalação do ILS ficam sob a responsabilidade do Decea. A concessionária não se pronunciou sobre o prazo estipulado pelo órgão.
Pronunciamento do prefeito
O prefeito de Londrina, Tiago Amaral, após a divulgação que o ILS seria instalado somente em 2027, postou um vídeo sobre o assunto em suas redes sociais. Tiago afirma que a instalação dos equipamentos acontecerá ainda este ano e reforçou que ligou para o ministro Silvio Costa, que garantiu que vale o compromisso assumido pessoalmente em Londrina no mês janeiro. Com informações do Portal Bonde e Portal Tarobá.