Irmandade da Santa Casa de Londrina comemora hoje 88 anos com inauguração da “Nova Santa Casa”
A inauguração será às 17h30, com a presença de autoridades e visita às instalações
A ISCAL (Irmandade da Santa Casa de Londrina) completa 88 anos, entregando para Londrina um hospital totalmente modernizado – a Nova Santa Casa. Nesta sexta-feira (01), dia do aniversário, será inaugurada oficialmente a modernização da Santa Casa, o primeiro hospital do grupo ISCAL. A inauguração será às 17h30, com a presença de autoridades e visita às instalações. Toda a área destinada à assistência aos pacientes foi modernizada, oferecendo mais segurança e bem-estar aos profissionais e pacientes.
A ISCAL foi fundada em 1936, por pioneiros de Londrina que sentiram a necessidade de construir um grande hospital para atender à demanda de então. Na época, Londrina, recém-emancipada, contava com o Hospitalzinho de Madeira, com 12 leitos para atender aos desbravadores e suas famílias. A sociedade foi chamada a ajudar. Oito anos depois, em 1944, os pioneiros entregavam para Londrina o sonhado grande hospital – a Santa Casa.
Dois anos depois já foi necessário crescer e veio a primeira ampliação do Hospital. Outra ampliação veio na década de 1.950 e assim sucessivamente para acompanhar o desenvolvimento do município.
A maior de todas as ampliações – um bloco de 11 pavimentos – está sendo entregue agora em 2024. A obra, realizada com verbas públicas e privada, conta com 30 mil m² de área construída – com recurso público que soma R$ 40 milhões e privado de aproximadamente R$ 20 milhões. São 419 leitos, divididos entre 326 de internação, 68 de UTI e 25 de observação. Um novo Centro Cirúrgico com 14 salas cirúrgicas e 15 leitos pós-cirúrgicos equipados com as mais modernas tecnologias voltadas para a segurança do paciente, além de altíssima tecnologia em aparelhos de ponta, com o Robô Da Vinci, que possibilita procedimentos minimamente invasivos.