Irmãos morrem após confundir veneno com suco de uva no Paraná
Foto PCPR

Dois irmãos, de 54 e 57 anos, morreram nesta quinta-feira (9) em Sengés, nos Campos Gerais do Paraná, após ingerirem um herbicida armazenado em uma garrafa plástica transparente. O líquido, de cor escura semelhante ao suco de uva, foi confundido com a bebida. O caso é tratado pela polícia como um acidente. A ingestão ocorreu na quarta-feira (8), quando as vítimas, Daniel Madureira, 57 anos, e José Rogério Madureira, 54 anos, tomaram o herbicida achando que era o suco de uva que haviam pedido a um terceiro irmão para comprar. Os dois foram socorridos e encaminhados ao Pronto Atendimento Municipal, mas não resistiram e faleceram no dia seguinte.

De acordo com a delegada Renata Batista, responsável pelo caso, o herbicida foi vendido a granel em um frasco transparente, sem qualquer rótulo ou alerta de perigo.

Contexto Familiar e Investigação
As vítimas eram esquizofrênicas e viviam sozinhas em uma casa próxima à de outro irmão, que era seu tutor legal. Segundo a polícia, o irmão que comprou o herbicida também adquiriu o suco e outros itens em um mercado e agropecuária local. Ao entregar as compras na casa das vítimas, ele esqueceu o frasco de veneno no local. Quando percebeu o erro e retornou para buscá-lo, os irmãos já haviam consumido o líquido.

Outro irmão das vítimas, que também ingeriu uma pequena quantidade do veneno, sobreviveu após ser hospitalizado. A delegada aguarda os laudos periciais para confirmar o caráter acidental das mortes e a composição do veneno. O comerciante que vendeu o herbicida de forma fracionada poderá responder por irregularidades na venda.