Janeiro Branco 2026 reforça cuidado com a saúde mental no Paraná

Campanha destaca equilíbrio emocional e amplia divulgação da rede pública de atendimento psicossocial

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: SESA

A campanha Janeiro Branco 2026, com o tema “Paz. Equilíbrio. Saúde Mental”, chama a atenção para a importância do bem-estar emocional e propõe uma reflexão sobre pressões do dia a dia, estresse e exaustão. No Paraná, a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) reforça que a população conta com uma linha completa de cuidados por meio da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), que integra prevenção, tratamento, acolhimento e capacitação contínua dos profissionais.

Segundo o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, a campanha deste ano estimula a busca por equilíbrio. Ele alerta que emoções reprimidas podem se manifestar fisicamente, com sintomas como insônia, tensão muscular e palpitações, e reforça a importância da prevenção e do tratamento precoce.

Na rede pública, o cuidado em saúde mental começa pela Atenção Primária, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que fazem o encaminhamento e o acompanhamento compartilhado quando há necessidade de atendimento especializado. A Raps conta atualmente com 163 Centros de Atenção Psicossocial (Caps) em diferentes modalidades, que formam o eixo do cuidado especializado no Estado.

O Paraná também dispõe de sete unidades do Serviço Integrado de Saúde Mental (SIMPR), 41 equipes multiprofissionais especializadas (eMAESM) e ambulatórios em todas as regiões. Em 2026, a rede foi ampliada com novos Caps em Joaquim Távora e Santa Mariana, além da implantação de Centros de Convivência em Cruzeiro do Oeste, São Tomé e Ponta Grossa, espaços comunitários voltados à convivência, arte, cultura e inclusão social.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9