Jornalista Ariel Palácios voltará à UEL para lançamento de livro e conversa com estudantes na quinta-feira
Foto: PEROBAL UEL

Seu estilo é inconfundível. O colete e a gravata estampada que ilustram os comentários sobre a América Latina na Globo e na Globonews vestem um argentino torcedor do Londrina Esporte Clube (LEC). Formado em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Ariel Palácios estará na UEL nesta quinta-feira (18), às 19h30, para o lançamento de seu novo livro “América Latina Lado B” (Globo Livros) e uma conversa com os estudantes do curso do qual um dia foi aluno. Nascido em Buenos Aires, Palácios foi criado no Brasil. Já morou em São Paulo, Governador Valadares (MG) e Londrina, onde se graduou, se tornou torcedor do LEC e começou sua carreira como freelancer na Folha de Londrina.

Em 1993, partiu para a Espanha, onde fez o Master em Jornalismo no jornal El País, para o qual colaborou. Foi ainda correspondente em Buenos Aires do jornal O Estado de S. Paulo entre 1995 e 2015. Desde 1995 reside na capital argentina e, atualmente, além da televisão, também é comentarista da rádio CBN.

O livro América Latina Lado B será lançado pelo autor no Brasil em Londrina, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. Na obra, que conta com textos dos jornalistas Guga Chacra e Nilson Klava, ele monta um rico e divertido mosaico de peculiaridades. Reúne uma gama de absurdos, abusos, loucuras e atos nonsense protagonizados por monarcas, ditadores e presidentes que com suas linhas escreveram a história deste continente. Ariel Palácios alia o rigor jornalístico à sua especialidade: América Latina. Na UEL, o encontro com o jornalista será realizado na sala 683 do Centro de Educação, Comunicação e Artes (Ceca). Haverá o sorteio de uma edição do livro. Ariel já participou de encontros com estudantes da UEL em 2013 e 2020.

Quem intermediou a visita à UEL foi o professor Emerson Dias, do Departamento de Comunicação. Sobre o encontro, Emerson destaca a importância do contato dos estudantes com alguém com experiência internacional, e também da oportunidade de se inteirar sobre questões relativas à América Latina. “Nós precisamos olhar com atenção para os nossos vizinhos latinos e nos preocuparmos com eles, porque mantemos laços e fronteiras que são muito próximas e merecem atenção especial”, pontua. Na cidade, ele também participará de uma sessão de autógrafos na sexta-feira (19), na Livraria da Vila do Aurora Shopping, às 19h. Com informações da UEL.