Jovem é preso em Ponta Grossa por apologia ao nazismo e planejamento de ataque em massa
O crime de apologia ao nazismo é previsto na Lei nº 7.716/89, que determina pena de multa e até cinco anos de prisão

Um jovem de 21 anos foi preso em flagrante nesta quinta-feira (8), em Ponta Grossa (PR), por apologia ao nazismo e posse irregular de munição. De acordo com o delegado Derick Moura Jorge, o investigado fazia postagens exaltando o nazismo, autores de atentados terroristas internacionais e indicava estar em fase avançada de planejamento para um ataque em massa.
Durante cumprimento de mandados no bairro Uvaranas, a polícia encontrou bandeiras e fotos de Adolf Hitler, facas, coletes à prova de balas, munições, armas de airsoft, equipamentos eletrônicos e até uma câmera GoPro — semelhante à usada por um terrorista na Nova Zelândia, que foi citada pelo jovem como inspiração.
Segundo a Polícia Civil, o investigado dizia já ter todo o material necessário e aguardava apenas a “data ideal” para executar o plano. A investigação aponta violação grave da legislação brasileira que criminaliza a divulgação de ideologias nazistas.
Crimes
O crime de apologia ao nazismo é previsto na Lei nº 7.716/89, que determina pena de multa e até cinco anos de prisão para quem “fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo”.
O crime de posse irregular de munição consta na Lei nº 10.826/03, que dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição. Para ele, a pena prevista é de até três anos de prisão.