Juiz federal é flagrado por câmeras furtando garrafas de champanhe em supermercado de SC

Eduardo Appio, da Justiça Federal em Curitiba, foi suspenso do cargo e responde a processo administrativo no TRF-

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Reprodução

Câmeras de segurança de um supermercado de Blumenau (SC) registraram o juiz federal Eduardo Appio, da 18ª Vara Federal de Curitiba, furtando três garrafas de champanhe em diferentes ocasiões. O caso veio a público em outubro e resultou na suspensão do magistrado e na abertura de um processo administrativo disciplinar pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).

As imagens mostram Appio circulando pelos corredores do mercado, escolhendo garrafas de champanhe avaliadas em cerca de R$ 399 cada, colocando-as em sacolas e deixando o local sem efetuar o pagamento. Em uma das situações, ele foi abordado por seguranças antes de sair do estabelecimento e conduzido de volta ao interior do supermercado, onde o caso foi encaminhado à Polícia Civil de Santa Catarina.

Segundo a investigação, os episódios ocorreram em 20 de setembro e 4 de outubro, além do flagrante que motivou a abordagem direta. Em um dos registros, o juiz passa apenas um urso de pelúcia no caixa, enquanto uma garrafa de champanhe permanece escondida na sacola.

A identificação do magistrado ocorreu após o registro de um boletim de ocorrência que informava a placa do veículo utilizado na fuga, um Jeep Compass, registrado em nome de Appio. Por se tratar de um juiz federal, o inquérito foi encaminhado ao TRF-4, órgão competente para apurar a conduta de magistrados de primeira instância.

Eduardo Appio nega as acusações e, por meio de nota, classificou o caso como “fake news”, alegando sofrer perseguição política. Ele também afirmou que pretende adotar medidas judiciais contra o senador Sergio Moro (União Brasil), que rebateu as declarações e disse que as acusações não procedem.

Appio atuou em processos da Operação Lava Jato em 2023, mas foi afastado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e posteriormente transferido de forma definitiva. Atualmente, antes da suspensão, exercia funções na área previdenciária. Com informações de G1.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9