Kim Jong-un confirma teste de novo míssel nuclear
Kim destacou que a nova arma aumentará radicalmente a eficácia da postura de contra-ataque nuclear e permitirá ao Norte infundir constantemente inquietação e horror extremos a seus inimigos

A Coreia do Norte confirmou hoje (14), ter testado com sucesso um míssil balístico intercontinental (ICBM) de combustível sólido, um avanço celebrado pela imprensa estatal como um ponto de mudança na capacidade de contra-ataque nuclear do país. O objetivo do teste era confirmar o desempenho dos motores de combustível sólido para mísseis de várias fases e calcular a viabilidade militar do novo sistema de armas estratégicas.
Governo reafirma intenção de extinguir isenção tributos sobre importações de produtos até US$ 50
As fotografias publicadas pela imprensa estatal mostram o ditador Kim Jong-un observando o lançamento ao lado da mulher, da irmã e da filha. O novo tipo de ICBM, chamado Hwasong-18, cumpriu sua missão como um importante elemento de dissuasão e recurso central da força estratégica. Kim destacou que a nova arma aumentará radicalmente a eficácia da postura de contra-ataque nuclear e permitirá ao Norte infundir constantemente inquietação e horror extremos a seus inimigos.

Míssil é exibido durante um desfile militar feito em celebração ao 75º aniversário do exército da Coreia do Norte, em 8 de fevereiro de 2023 | © KCNA/ Reuters
Esse foi o primeiro teste bem-sucedido de um míssil de combustível sólido de Pyongyang, o que os torna mais difíceis de serem detectados e neutralizados. O anúncio ocorre dias antes de a Coreia do Norte celebrar o Dia do Sol, um de seus aniversários políticos mais significativos, em 15 de abril, que costuma ser marcado por testes de armamentos e desfiles militares.
Com informações de Agências Internacionais.