O Laboratório de Neurociências Motoras (Nemo), do Centro de Educação Física e Esporte (Cefe) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), adquiriu um novo Sistema de Eletroencefalografia (EEG) para integrar a infraestrutura de pesquisa do projeto. A aquisição do instrumento busca ampliar as possibilidades de estudo com análise de ativação cortical. Segundo o coordenador do Laboratório, professor Victor Okazaki, do Departamento de Educação Física (Cefe), o novo equipamento é uma ferramenta fundamental, especialmente em relação ao estudo das assimetrias corticais, uso da Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua e modificações corticais decorrentes da aprendizagem motora.
“A Eletroencefalografia (EEG) possibilita a análise das ondas de ativação cortical, permitindo a caracterização das regiões cerebrais envolvidas em diversas funções. Isso nos possibilita investigar os princípios do funcionamento cerebral e suas interações com o corpo, como, por exemplo, na compreensão do controle do movimento humano” explica o professor.
Além das aplicações em pesquisas, o uso dos equipamentos também deve ser feito durante as aulas práticas dos cursos de especialização, mestrado e doutorado, proporcionando uma experiência dinâmica e atualizada para os estudantes, que puderam participar do primeiro treinamento para a utilização do equipamento na última quinta-feira (23). O Sistema de EEG foi adquirido com recursos do curso de especialização em Neurociências da UEL e as toucas e os eletrodos, com verbas do Programa de Apoio à Pós-Graduação Associado em Educação Física UEL/UEM.
O Laboratório – O Laboratório de Neurociências Motoras, além do Sistema de EEG, conta com sistemas de cinemetria opto-eletrônica, plataformas de força e pressão, sistemas de eletromiografia e eletroestimulação muscular, de estimulação transcraniana por corrente contínua, além de diversos softwares e hardwares desenvolvidos pelo coordenador do Laboratório. Atualmente, o setor é voltado para a pesquisa em áreas de Controle Motor, Lateralidade e Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua, com trabalhos divulgados em renomadas revistas científicas, incluindo Experimental Brain Research, Neuroscience and Behavioral Reviews, Brain Research entre outras. Com informações da UEL.