Lago Igapó apresenta coloração esverdeada e preocupa por risco à fauna aquática
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) acompanha a situação e aponta como causa provável a proliferação de algas, intensificada pela falta de chuvas

Quem passou pelo Lago Igapó, na zona sul de Londrina, nesta semana, percebeu uma mudança na água, que está com tonalidade esverdeada. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) acompanha a situação e aponta como causa provável a proliferação de algas, intensificada pela falta de chuvas. Segundo a Sema, o acúmulo de algas reduz a oxigenação da água e aumenta a concentração de nutrientes, provocando a alteração visível na cor. O fenômeno coloca em risco a fauna aquática do lago, especialmente os peixes.
A secretaria aponta que há riscos de registro de morte de peixes. A SEMA destacou ainda que, este é um período bastante complexo e apenas com a retomada das chuvas será possível melhorar a qualidade da água. A secretaria segue monitorando o lago e alerta que a melhora só deve ocorrer de forma efetiva com a troca natural da água provocada pelas chuvas.