Lago Igapó II será esvaziado pela primeira vez em mais de 20 anos devido a um vazamento no vertedouro
Secretaria de Obras confirma necessidade de intervenção para reparo estrutural

O secretário de Obras de Londrina, Otávio Gomes, anunciou neste sábado (15) que o Lago Igapó II será esvaziado ainda neste final de semana ou no início da próxima semana. A medida se faz necessária após o rompimento de um dos vertedouros laterais à barragem da Avenida Higienópolis, que provocou a queda do nível da água.
De acordo com Gomes, o problema foi identificado após relatos de populares que notaram a alteração no lago. A investigação descobriu que o vazamento ocorreu devido ao desgaste de uma estrutura de madeira responsável pela contenção da passagem de água no vertedouro.
O papel do vertedouro e a segurança da população
O vertedouro é uma estrutura hidráulica projetada para medir e controlar o nível da água, além de servir como fuga em períodos de cheia. A falha identificada causou uma vazão maior do que o normal, exigindo uma intervenção imediata.
Apesar da situação, o secretário garantiu que o vazão já está controlado e não há riscos de danos à população.
Ação conjunta para minimizar impactos
Os trabalhos serão realizados em parceria com a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e a Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA). As equipes também farão o resgate e a realocação de animais que possam ficar ilhados durante o processo de esvaziamento do lago.
Essa será a primeira vez em mais de 20 anos que o Lago Igapó II será esvaziado para manutenção estrutural.
Siga a Paiquerê FM 98.9 e se mantenha informado: @paiquerefm