Mais de 300 pilotos iniciam no próximo domingo (11) o roteiro do 30º Rally Transparaná, maior competição off road do Estado e que comemora 30 anos de história nesta edição. Eles saem do Parque das Marinas às 15 horas, em Guaíra, no Oeste do Estado.
A primeira etapa é chamada de “prólogo”, e consiste em um percurso na própria cidade-sede, com a premiação agendada para 18 horas, na mesma praça. Representando a Secretaria de Estado do Esporte, estarão presentes Jackson de Almeida, coordenador dos Jogos de Aventura e Natureza, e Eduardo Saçaki, coordenador de Esportes a Motor da pasta. Conhecido como o “japonês voador”, ele é pentacampeão brasileiro de supercross e hexacampeão brasileiro de arena cross.
Os competidores vão percorrer mais de 2 mil quilômetros cruzando o Paraná de Oeste a Leste. Eles sairão de Guaíra, na divisa com o Paraguai, e chegam a Guaratuba, entre 11 e 17 de fevereiro. São 19 etapas distribuídas em sete dias. O tradicional evento esportivo tem o objetivo mostrar as belezas naturais do Paraná, incentivando e promovendo o esporte de aventura e o turismo no Estado, além de realizar ações sociais, ambientais e movimentar a economia das mais de 114 cidades no roteiro.
As cidades-sede que receberão chegada e largada da competição são Guaíra, Apucarana, Umuarama, Guarapuava, Castro, Curitiba e Guaratuba.