LEC/Tsuru volta a disputar o Paranaense Feminino Sub-17 de futebol
Após ter sido vice-campeão em 2023 e não participar por questões logísticas em 2024, o Tubarão chega para a edição 2025 como o único time de fora da capital Curitiba

Representando a cidade e o interior do Paraná nos gramados das categorias de base do futebol, a equipe feminina do Londrina Esporte Clube/Associação Esportiva Tsuru volta a disputar o Campeonato Paranaense Sub-17. Após ter sido vice-campeão em 2023 e não participar por questões logísticas em 2024, o Tubarão chega para a edição 2025 como o único time de fora da capital Curitiba. Ao todo, quatro agremiações jogarão entre si e os adversários do Alviceleste serão o Paraná Clube, atual campeão, o Imperial e o Shabureya.
Composto por oito datas, o torneio estadual tem previsão para começar em meados de setembro e encerrar em novembro. A organização é da Federação Paranaense de Futebol (FPF), que definiu o regulamento e a fórmula de disputa do campeonato. Em breve, divulgará as datas e a tabela oficial. A fase inicial será realizada em sistema classificatório por turno e returno. Assim, totaliza seis rodadas, com mandos alternados, avançando as duas melhores equipes para a final. O duelo decisivo, valendo a taça de 2025, será com partidas de ida e volta, com a última disputada na casa do clube que terminar a etapa de pontos na liderança.
O treinador do Sub-17 do Londrina/Tsuru, Johnny Gonçalves, no comando técnico do projeto em parceria com a Associação Esportiva Tsuru há 14 anos, desde a fundação, projeta um Estadual acirrado, mas acredita no potencial e preparação das atletas para brigar pela classificação a mais uma final nesta categoria. Em 2023 o time foi vice-campeão. “Queremos ser competitivos em todos os jogos, somando pontos dentro e fora de casa e fazer um papel bonito neste retorno ao Paranaense Sub-17. A intenção, claro, é tentar uma final. Acredito muito em nosso trabalho, temos um elenco com qualidade, totalmente comprometido e dedicado”, garantiu.
Em 2024, o Tubarão não jogou o Paranaense sub-17 por não concordar com o modelo de disputa definido pela FPF, que centralizou todas as partidas em Curitiba, acarretando dificuldades logísticas e financeiras a uma equipe do interior. Foi o que contou o técnico londrinense, elogiando o novo modelo para 2025. “A última edição foi jogada somente em Curitiba, desfavorecendo quem é de fora. Não aceitamos essas condições, por acreditarmos que era muito injusto com o interior e porque ficaria inviável permanecer por tantos dias da semana na capital. Temos que custear estadia, alimentação e as meninas todas estudam aqui, ficariam prejudicadas e nós prezamos muito pela parte educacional do projeto. Agora teremos uma fórmula mais justa e melhor alinhada, com jogos dentro e fora de casa, para todos disputarem em igualdade com seus mandos. O campeonato está mais aberto e todos possuem chances. Estamos contentes e motivados”, frisou Gonçalves.
Atualmente, o elenco Sub-17 do LEC/Tsuru é composto por mais de 20 atletas. Por meio da parceria mantida no futebol feminino com a Associação Tsuru, todas elas estudam no Colégio Estadual Cívico Militar Tsuru Oguido, na região oeste da cidade. Em 2025, o plantel mescla atletas locais que já jogavam com outras vindas de estados como Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Goiás, São Paulo e Paraná, incluindo diferentes cidades. “A qualidade técnica das meninas é muito boa, algumas delas já possuem certa experiência e estão conosco desde o vice-campeonato Sub-17 em 2023. Faça chuva ou sol, estamos aqui trabalhando duro de segunda a sexta, e mais as competições. Meu sonho é levar o time feminino com a camisa azul e branca do Tubarão a um título do Campeonato Paranaense no atual modelo”, disse.
Por conta do calendário limitado do futebol feminino estadual, no primeiro semestre de 2025 parte do time Sub-17 atuou em disputas no futsal. Já no segundo semestre, além do Paranaense 2025, haverá o Paraná Bom de Bola e a fase regional do JEPs Bom de Bola.
Sobre o LEC/Tsuru – O projeto do time feminino de futebol, conduzido por meio de parceria entre o Londrina Esporte Clube e a Associação Esportiva Tsuru, conta com patrocínio proveniente de recursos do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe), programa gerido pela Fundação de Esportes de Londrina (FEL). Os patrocínios atuais são Bratac Seda, Rolemar, Copel, Unicesumar, Alfacopy e FEL/Feipe, Carla Fiuza Fisioterapia e Winn Sports. A equipe existe desde 2012 com o trabalho da Tsuru, e mantém parceria com o LEC desde 2019. Nos últimos 12 anos, o Londrina chegou a 11 finais de torneios e foi campeão sete vezes do campeonato Bom de Bola, que antes era a única competição feminina do Paraná. Neste campeonato, o LEC venceu em 2013 e 2014 com a categoria Sub-14, e em 2016, 2017, 2018, 2019 e 2022, com o Sub-17. Com informações do N.Com.