Livro “Equidade na Toga” aborda baixa representatividade feminina no TJPR

A obra é fruto de uma pesquisa com magistradas do estado e revela que as mulheres ocupam apenas 14,2% dos cargos de desembargadores

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Divulgação

A juíza de direito Luciene Vizzotto lança, na próxima sexta-feira (21), às 19h, na Livraria da Vila, em Londrina (PR), o livro “Equidade na Toga”, no qual analisa a vivência das magistradas do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) e a baixa representatividade feminina nos cargos mais altos da instituição. A obra é fruto de uma pesquisa com magistradas do estado e revela que, apesar de representarem 46% da magistratura, as mulheres ocupam apenas 14,2% dos cargos de desembargadores, índice abaixo da média nacional, de 20%.

A autora aponta que essa realidade reflete a cultura patriarcal, que associa o comando à masculinidade e relega as mulheres a posições subalternas. Segundo Vizzotto, a maior presença feminina na base da carreira se dá pelo ingresso via concurso público, enquanto nas instâncias superiores e cargos de indicação, essa participação diminui drasticamente. O livro já está disponível para compra pelo site da Editora Thoth.

Serviço: Lançamento do livro “Equidade na Toga-Desigualdade(s) de gênero na magistratura e impactos da organização de trabalho genderizada na carreira das mulheres magistradas do TJPR”
Data: 21/02/2025
Horário: 19h
Local: Livraria da Vila – Aurora Shopping (Londrina)

PUBLICIDADE
Carol Romanini

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo.