Londrina abre seis vagas para residência médica em Medicina de Família e Comunidade
Inscrições devem ser feitas pelo Enare entre os dias 15 e 29 de junho; programa começa em março de

A Secretaria Municipal de Saúde de Londrina (SMS), por meio da Comissão de Residência Médica (Coreme), abriu o processo seletivo para o Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade. Ao todo, estão sendo ofertadas seis vagas destinadas a médicos já formados ou estudantes do último ano do curso de Medicina em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, por meio do portal do Exame Nacional de Residência (Enare), entre os dias 15 e 29 de junho. Os candidatos devem acompanhar todas as publicações e atualizações referentes ao processo seletivo diretamente na plataforma.
A coordenadora da Coreme, Dayse Suzan Bassani, destacou a importância da especialização para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde e do Sistema Único de Saúde (SUS). “A residência transforma o médico em um especialista capaz de integrar o cuidado clínico, a vigilância em saúde e o vínculo comunitário, garantindo que a rede de atenção seja resolutiva, humanizada e centrada nas necessidades reais das pessoas”, afirmou.
A seleção será realizada por meio de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, aplicada pelo Enare. O exame está previsto para o dia 13 de setembro de 2026, das 13h30 às 18h30, e abordará conhecimentos gerais e específicos da área de Medicina de Família e Comunidade. Os candidatos aprovados deverão apresentar diploma de graduação em Medicina ou documento que comprove a conclusão do curso até o último dia útil anterior ao início da residência.
O programa terá duração de dois anos, com carga horária de 60 horas semanais, combinando atividades teóricas e práticas. Os residentes atuarão em diversos serviços da rede municipal de saúde, incluindo Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Pronto Atendimento Infantil (PAI), Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Samu e Maternidade Municipal. O início das atividades está previsto para 1º de março de 2027.
