Londrina adere a ferramenta de IA para auditar preventivamente licitações

Desde o dia 12 de dezembro a ferramenta já analisou 22 licitações conduzidas pelo Município de Londrina

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Vivian Honorato/PML

A Prefeitura de Londrina, por meio da Controladoria-Geral do Município, aderiu à ferramenta Alice – Analisador de Licitações, Contratos e Editais, criada pela Controladoria-Geral da União e oferecida de forma gratuita aos órgãos governamentais brasileiros. Desenvolvida e administrada por auditores da CGU, a ferramenta utiliza tecnologias de inteligência artificial (IA) para efetuar uma varredura automática bastante abrangente dos editais de licitação e verificar se há inconsistências ou irregularidades.
Caso seja constatado algum possível problema, o sistema emite um alerta que é enviado por e-mail à equipe de auditores internos da Controladoria do Município, que farão uma análise prévia do apontamento e, se for o caso, provocarão ações imediatas junto aos responsáveis pelo processo licitatório.

Desde o dia 12 de dezembro, data em que os testes foram iniciados, a ferramenta já analisou 22 licitações conduzidas pelo Município de Londrina, correspondentes a R$ 23,8 milhões.

PUBLICIDADE
Simone Albieri

Jornalista | Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9