Londrina aplica fumacê e faz mutirão de retirada de lixo contra a dengue durante o Carnaval
Foto: Vivian Honorato

A Secretaria de Saúde de Londrina realiza ações de combate a dengue durante o Carnaval. As atividades serão concentradas a partir de hoje (10) principalmente na região sul, onde há o maior número de notificações de casos da doença. Na região oeste também haverá trabalhos de combate ao mosquito.

A primeira ação começa com duas equipes aplicando inseticida residual em escolas municipais e Unidades Básicas de Saúde da região sul de Londrina. Os locais escolhidos para receber a aplicação são as UBSs Piza, Parque das Indústrias, Itapoã e Jamile Dequech, além das escolas municipais Carlos Costa Branco, Mábio Gonçalves Palhano, Zumbi dos Palmares, Machado de Assis e Professora Tereza Canhadas Bertan.

Todas essas localidades possuem grande circulação de pessoas durante os dias úteis, e estarão fechadas para o atendimento ao público devido ao feriado de carnaval – tornando locais estratégicos para a aplicação do inseticida.

Ainda hoje, a partir das 16h, os carros do fumacê começarão a aplicação de inseticida em bairros da região sul e oeste. Este será o primeiro de cinco ciclos que serão realizados nos quase 900 quarteirões que compõem os bairros das duas regiões.

Detalhe: As aplicações do fumacê serão feitas no período da manhã, das 4h às 10h, e a tarde, das 16h às 21h – ao longo deste feriado de carnaval. É preciso protejer os animais domésticos, comedouros e bebedouros, para evitar contaminação. Também é recomendado que todos mantenham os ambientes abertos e arejados para que o inseticida adentre nos imóveis.

Em 2024, já são 5.412 casos notificados de suspeita de dengue, dos quais 1.106 já foram confirmados e mais de 3 mil estão em análise. A cidade de Londrina já contabiliza dois óbitos causados pela dengue.