Londrina apresenta balanço dos 100 primeiros dias da gestão Tiago Amaral
Secretarias destacam avanços em saúde, segurança, educação e infraestrutura

A Prefeitura de Londrina divulgou nesta semana um balanço com os principais resultados alcançados nos primeiros 100 dias da gestão do prefeito Tiago Amaral. As ações envolveram todas as secretarias municipais e destacaram avanços em diversas áreas, como saúde, assistência social, segurança, infraestrutura e políticas públicas.
Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) convocou 436 profissionais aprovados em concurso público, incluindo especialistas para a Maternidade Lucilla Ballalai. Foi inaugurada a primeira Unidade da Rede Carinho no Pronto Atendimento do Jardim Leonor, com atendimento pediátrico ampliado até 1h da manhã. Além disso, os casos de dengue diminuíram no comparativo com o mesmo período de 2024, reflexo de ações de combate ao mosquito Aedes aegypti.
Cerca de R$ 1,2 milhão já foram investidos em exames especializados e próteses auditivas. No mutirão de março, 200 aparelhos foram entregues, com previsão de 50 novos por mês. A secretaria também aderiu aos programas Opera Paraná III e +Acesso a Especialistas, e qualificou a fila de exames de baixa complexidade. Em março, foram realizados 867 atendimentos e mais de 1.300 agendamentos para exames diagnósticos de mulheres.
Assistência Social
A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) devolveu 183 pessoas em situação de rua ao convívio familiar e acolhe outras 158 em casas e repúblicas. Diariamente, 206 cidadãos são atendidos. Parcerias com a UEL permitiram a atuação de 120 estudantes de Medicina e Odontologia nas unidades de acolhimento.
Defesa Social
A Operação Choque de Ordem promoveu a fiscalização de imóveis abandonados e a demolição de mocós, em conjunto com outras secretarias. A Guarda Municipal criou a Patrulha Central e um quiosque de atendimento no Calçadão. Foram 233 prisões, 70 mandados cumpridos, 64 kg de drogas apreendidos, 12 veículos recuperados e 50 apreendidos. Ações educativas alcançaram 2.846 crianças.

Foto: Emerson Dias/ arquivo NCom
Fazenda
A Secretaria de Fazenda implantou o Comitê de Aceleração e Desburocratização e, com a Secretaria de Planejamento, reduziu em 55% a fila de alvarás. A modernização do sistema de consulta prévia elevou o índice de automatização para 92%. Normas para liberdade econômica e parcelamento tributário também estão em elaboração.
Educação
A Secretaria de Educação entregou cerca de 18 mil uniformes atrasados, realizou a manutenção de telhados escolares e regularizou o fornecimento de merenda, transporte e materiais escolares.
Políticas para as Mulheres
A ação “Com Elas nos Bairros” descentralizou atendimentos nas regiões da cidade. Em março, o Mês da Mulher promoveu 45 atividades com mais de 1.800 participantes. A Feira Empreendedora Arte Mulher saltou de quatro para 96 expositoras. Também foram realizadas campanhas de prevenção à violência doméstica, e 180 mulheres receberam atendimento odontológico por meio de parcerias com universidades.
Trabalho, Emprego e Renda
A Sala do Empreendedor recebeu o Selo Ouro de atendimento. O volume de microcrédito cresceu: R$ 288 mil foram liberados em pouco mais de dois meses — mais da metade de todo o valor destinado em 2024. Também foi inaugurado o Espaço Kids e realizado um levantamento inédito sobre demandas de qualificação profissional.
Agricultura
Foram feitas melhorias em 41 estradas rurais com ações como revestimento primário e terraplanagem. Um total de 204 km de estradas foi mapeado para elaboração de projetos.
Obras
A Secretaria de Obras reativou a usina de asfalto e atuou junto à Defesa Social na remoção de construções irregulares.
Transporte e Urbanização
A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) adquiriu 25 ônibus novos com ar-condicionado e carregadores USB.
Planejamento Urbano
O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul) elaborou o decreto que permite a colocação de mesas nas calçadas por bares e restaurantes do centro da cidade.
Iluminação Pública
A Londrina Iluminação instalou 88 novas luminárias e revisou 195 pontos no centro. Câmeras com reconhecimento facial foram instaladas no Calçadão, Zerão e Lago Igapó.
Idoso
A Secretaria do Idoso participou da campanha Declare Certo, para incentivar doações do IR para projetos sociais. Também integrou a ação Com Elas nos Bairros, com foco nas mulheres idosas.
Cultura
A Secretaria de Cultura iniciou o projeto de revitalização do Teatro Zaqueu de Melo e realizou o evento “Viva o Centro”, com atrações artísticas na Praça da Bandeira. Com informações: N.Com.