Londrina Atletismo oferta programa de iniciação para crianças e adolescentes

O Londrina Atletismo oferece dois programas de iniciação que abrangem idades diferentes: a escolinha, para crianças de 6 a 10 anos, e iniciação esportiva, para crianças e adolescentes de 11 a 16 anos. Na escolinha, com categorias máxima até o Sub-10, as crianças têm um primeiro contato com a prática de esportes, as atividades são lúdicas

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Com início no dia 27 de janeiro, as aulas são gratuitas e ocorrem todas as terças e quintas-feiras, para faixa etária de 6 a 16 anos. Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação

O Projeto Londrina Atletismo está com vagas abertas para os programas de iniciação em atletismo. A iniciativa é gratuita e para participar não é necessário realizar inscrição ou participar de seletivas, basta comparecer às aulas. Podem participar crianças e adolescentes de 6 a 16 anos. Com retorno no dia 27 de janeiro, as aulas ocorrem às terças e quintas-feiras, na Pista de Atletismo do Centro de Educação Física e Esporte (Cefe) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Os participantes podem ingressar em um dos dois horário de treino, das 14h45 às 15h45 ou das 18h30 às 19h30. Tênis, bermuda e camiseta leve são os trajes adequados indicados.

O Londrina Atletismo oferece dois programas de iniciação que abrangem idades diferentes: a escolinha, para crianças de 6 a 10 anos, e iniciação esportiva, para crianças e adolescentes de 11 a 16 anos. Na escolinha, com categorias máxima até o Sub-10, as crianças têm um primeiro contato com a prática de esportes, as atividades são lúdicas e voltadas ao desenvolvimento físico e motor infantil, sem nenhum tipo de especialização em provas do atletismo. Já no programa de iniciação esportiva, com as categorias sub-12 e sub-14, as crianças e adolescentes aprendem técnicas simplificadas e adaptadas para cada idade e passam a treinar modalidades específicas do atletismo em que tiveram mais aptidão.

Com mais de 25 anos de história, a iniciativa já atendeu mais de mil crianças e adolescentes. De acordo com o assessor de gestão e coordenador da escolinha do Projeto Londrina Atletismo, João Ricardo Canônico, 70 crianças participam das atividades atualmente. Outros 50 atletas profissionais também treinam diariamente, no Londrina Atletismo. “Projetos assim ajudam a tirar crianças da ociosidade, dão um caminho positivo e contribuem para formar cidadãos mais saudáveis e confiantes. Alguns se tornaram grandes atletas e outros ótimos cidadãos”, afirmou.

Paralelo a isso, por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), a iniciativa atende 600 crianças nas escolas da rede municipal por meio do Programa Vencer, além de contar com polos de treinamento em colégios estaduais. O coordenador destacou os benefícios da prática de esportes, quando iniciado na infância e juventude, para o desenvolvimento da saúde física e mental. “O esporte nessa fase ajuda muito. Melhora a saúde física de forma geral, com força, agilidade, flexibilidade, coordenação. Também há grande ganhos na saúde mental. Além disso, ensina valores importantes como disciplina, respeito, convivência em grupo e superação, coisas que a criança leva para a vida, não só para o esporte”, ressaltou.

Exemplo de sucesso – A atleta de corrida 400 metros, Julia Ribeiro, iniciou no Londrina Atletismo com 12 anos e nunca mais parou. “Foi um passo muito importante na minha vida, foi onde eu pude perceber o quão importante era esse esporte e ter a clareza de que queria seguir treinando e competindo”, compartilhou. Oitos anos se passaram desde sua primeira aula e a atleta já coleciona alguns títulos: tricampeã brasileira sub-20; bicampeã sul americana sub-20; semi-finalista mundial; campeã pan-americana sub-23; e campeã do Troféu Brasil.

Em 2025 e anos anteriores a iniciativa recebeu patrocínio do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe) da Fundação de Esportes de Londrina (FEL). O edital para que projetos se inscrevam no programa e sejam financiados em 2026 e 2027 segue aberto até 31 de janeiro. O coordenador da escolinha do Londrina Atletismo, João Ricardo Canônico, enfatizou a importância do financiamento público para garantir a democratização do esporte. “Nem todas as crianças teriam acesso ao esporte se ele não fosse gratuito. Muitos talentos acabam se perdendo por falta de oportunidade, e o atletismo é um esporte acessível, formador e que inclui todo mundo”, destacou. Com informações do N.Com.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9