Londrina cria política integrada para atender população em situação de rua
Grupo de Trabalho articula ações intersetoriais que promovem dignidade, saúde, moradia e reintegração social

Um Grupo de Trabalho (GT), coordenado pela Secretaria Municipal de Governo de Londrina, foi instituído para construir a Política Municipal para a População em Situação de Rua, reunindo esforços das áreas de Assistência Social, Saúde, Trabalho, Defesa Social e Cohab. A iniciativa propõe ações intersetoriais e estratégias integradas com foco em acolhimento, saúde mental, moradia digna, capacitação e inclusão produtiva. Durante a terceira reunião do grupo, realizada nesta segunda-feira (16) no auditório da Prefeitura, os secretários Rodrigo Souza (Governo) e Marisol Chiesa (Assistência Social), juntamente com a equipe técnica, revisaram o texto do decreto que formalizará a política pública.
Segundo Marisol Chiesa, o objetivo é ir além do atendimento emergencial. “Queremos soluções permanentes, com dignidade e reintegração social. É uma política construída com cuidado e responsabilidade.” O secretário Rodrigo Souza ressaltou que o plano contará com a participação de diversas secretarias, entidades parceiras e representantes da sociedade civil. “Nosso foco é uma abordagem humanizada e transformadora. Pessoas em situação de rua enfrentam múltiplos problemas e só com esforço conjunto poderemos garantir seus direitos e promover a superação dessa condição.”
Outro avanço será a transformação do atual Comitê Pop Rua em Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para a População em Situação de Rua (CIAMP RUA-LDA), em consonância com o modelo do Governo do Paraná. Souza também destacou que a proposta não parte do zero. “Estamos aproveitando experiências e estruturas já existentes, integrando melhor as secretarias para potencializar os resultados.”

