Londrina é certificada pelo Ministério da Saúde pelo cumprimento de metas do Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose
Foto: Emerson Dias / NCom

A cidade de Londrina (PR) recebeu, em Brasília, o certificado do Ministério da Saúde (MS) pelo cumprimento das metas do Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose. O reconhecimento ocorreu durante a Reunião de Coordenações Estaduais e Municipais de Tuberculose, onde Londrina foi premiada ao lado dos municípios de São José (PR) e Sobral (CE). Para a certificação, o MS dividiu os premiados em três categorias: municípios com mais de 100 mil habitantes, capitais, e estados. Em cada grupo, foram reconhecidas as três localidades que tiveram melhor desempenho em quatro metas específicas: taxas de cura de 76% ou mais em casos novos de tuberculose pulmonar, realização de 70% ou mais de teste molecular rápido (TRM-TB), 82 % ou mais de Tarv para pessoas com tuberculose e HIV.

O médico infectologista Fabio Guedes Crespo, do Ambulatório de Hiv/Aids e Tuberculose da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), destacou a importância do tratamento concomitante da tuberculose e do HIV para reduzir a mortalidade e a transmissão. “Quando há um atraso na administração do coquetel para esses pacientes com HIV, a mortalidade, a transmissão do vírus e as internações aumentam”, explicou Crespo.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, enfatizou que a premiação reflete o trabalho de excelência realizado em Londrina. “A reestruturação na rede de saúde feita pela administração do prefeito Marcelo Belinati, aliada às novas tecnologias e ao acesso ampliado a especialidades, posicionou Londrina como referência em saúde pública.

Com informações de N.Com.