Londrina e Modena na Itália renovam acordo de cidades-irmãs por mais 20 anos
Parceria fortalece laços entre Brasil e Itália com foco em inovação, sustentabilidade, cultura e desenvolvimento econômico

As cidades de Londrina e Modena, na Itália, renovaram oficialmente, nesta semana, o acordo de cooperação que as une como cidades-irmãs. A nova assinatura, com validade de mais 20 anos, foi formalizada na última segunda-feira (23), durante cerimônia na Câmara Municipal de Modena, no primeiro dia da visita oficial da comitiva londrinense à região da Emilia-Romagna.
O acordo envolve ações conjuntas em desenvolvimento econômico e inovação, sustentabilidade ambiental e transição ecológica, e cultura, educação e turismo. A delegação londrinense foi composta por secretários municipais, representantes do setor empresarial e instituições de ensino, e contou com a participação de autoridades italianas, incluindo o prefeito de Modena, Massimo Mezzetti, e vereadores locais.
Representando Londrina, participaram os secretários Rodrigo Souza (Governo), Marcos Rambalducci (Planejamento, Orçamento e Tecnologia) e Paulo Henrique Ferreira (Codel), além de Gerson Guariente, vice-presidente da ACIL e do Sinduscon Norte, o vice-cônsul honorário da Itália, Bruno Veronesi, e o professor Jorge Martins, da UTFPR. O prefeito de Londrina, Tiago Amaral, assinará o documento após o retorno da comitiva ao Brasil, previsto para o próximo domingo (29).
Segundo o secretário Rodrigo Souza, a parceria abre portas para intercâmbios entre empresas e centros de pesquisa, projetos conjuntos de sustentabilidade e trocas culturais e educacionais. “Relacionamento entre centros de tecnologia, boas práticas em construção sustentável, eficiência energética, tudo isso está previsto”, explicou. Na área cultural e educacional, está prevista a troca entre escolas, universidades e centros de formação, com ações voltadas à preservação da memória cultural das duas cidades. Durante a visita, o presidente da Codel entregou o caderno oficial de Londrina com dados socioeconômicos atualizados e informações sobre os potenciais de investimento, turismo e desenvolvimento da cidade.
A parceria entre Londrina e Modena teve início ainda na década de 1990, no contexto do Programa Paraná Europa, com o objetivo de aproximar as regiões em áreas como desenvolvimento empresarial e intercâmbio institucional. Em dezembro de 2023, uma comitiva de Modena visitou Londrina, fortalecendo os laços diplomáticos e comerciais. A relação foi oficializada por meio da Lei Municipal 13.741/24. Modena está localizada em um dos principais polos econômicos do norte da Itália e abriga as sedes de marcas de renome mundial como Ferrari, Lamborghini, Maserati e Ducati. Já a vizinha Bolonha é sede da histórica Universidade de Bolonha, fundada em 1088, referência global no ensino superior.