Londrina é reconhecida como cidade empreendedora pelo Sebrae/PR
O programa Cidade Empreendedora atua em dez eixos estratégicos, como gestão pública, desburocratização, crédito, inovação e educação empreendedora, e tem contribuído para fortalecer o ambiente de negócios e gerar mais empregos no município

Com mais de 56 mil microempreendedores individuais (MEIs) e políticas voltadas à desburocratização, Londrina foi novamente reconhecida como uma das 177 cidades empreendedoras do Paraná pelo Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae/PR. O prêmio foi entregue durante o evento PRacelerar 2025, realizado entre 1º e 3 de outubro, em Foz do Iguaçu. O município tem se destacado pelo incentivo à abertura de empresas, subindo do 7º para o 2º lugar no ranking estadual entre as dez maiores cidades do Paraná, ao reduzir o tempo médio de abertura de empresas de 7 horas para 1,7 hora — ficando atrás apenas de Curitiba.
Segundo o Sebrae/PR, Londrina alcançou 85 pontos no IDAN-M (Índice de Desenvolvimento de Ambientes de Negócios), acima da média estadual de 81 pontos. O resultado reflete o trabalho do Comitê Gestor das Micro e Pequenas Empresas, que reúne representantes da prefeitura, Codel, Acil, OAB, Fiep e entidades contábeis. O programa Cidade Empreendedora atua em dez eixos estratégicos, como gestão pública, desburocratização, crédito, inovação e educação empreendedora, e tem contribuído para fortalecer o ambiente de negócios e gerar mais empregos no município. Com informações: NCom.