Lideranças políticas e empresariais de Londrina e região participam nesta quarta-feira (21), às 16h30, em Brasília, de reunião decisiva sobre a inclusão do Contorno Leste nas concessões de rodovias do Paraná. O ministro de Infraestrutura Renan Filho vai receber deputados federais, deputados estaduais, prefeitos, vereadores e dirigentes de entidades do setor produtivo para apresentar a formatação dos Lotes 3 e 6, com obras programadas e valores estimados nas praças de pedágio. A expectativa é que o Contorno Leste seja confirmado no Lote 3.
Um dos principais articuladores do movimento pela obra, o deputado estadual Tercilio Turini reafirma que dezenas de municípios do Norte, Norte Pioneiro e Vale do Ivaí serão beneficiados com o Contorno Leste. “É um ramal rodoviário estratégico para ampliar a logística de transporte, melhorar a segurança das pessoas e criar novas frentes de desenvolvimento regional. O Paraná todo ganha com o empreendimento e não podemos perder essa oportunidade. As concessões são por 30 anos, se não garantirmos a obra agora vamos perder décadas de progresso” – afirma Turini.
A proposta do Contorno Leste é ligar a PR 445 até a BR 369 num ramal de aproximadamente 24 quilômetros – reduzindo bastante o tráfego de veículos pesados da área central de Londrina, agilizando o deslocamento entre regiões e ainda facilitando o acesso de cargas ao Aeroporto Governador José Richa.