Londrina emite alerta epidemiológico após aumento de casos de hepatite A

Cidade já registrou quase o dobro de confirmações em 2025 em relação ao ano passado; SMS reforça prevenção e vacinação

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Vivian Honorato / NCom / Arquivo

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Londrina emitiu um alerta epidemiológico diante do aumento de casos de hepatite A no município, especialmente entre adultos jovens e com quadros mais graves. De acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan-Net), foram confirmados 17 casos até 20 de setembro deste ano, quase o dobro dos nove registrados em todo o ano de 2024.

A hepatite A é transmitida pela via fecal-oral, associada a condições de saneamento, higiene pessoal, qualidade da água e dos alimentos, além de práticas sexuais desprotegidas que envolvem contato oral-anal. Embora geralmente tenha evolução benigna, a doença pode ser mais grave em adultos. Para ampliar a prevenção, a vacinação está disponível nas UBSs para crianças de 15 meses a 4 anos e, nos CRIEs (Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais), para grupos especiais, como pessoas com hepatopatias, imunossuprimidos, transplantados e usuários de PrEP.

A SMS orienta medidas de higiene e segurança, como lavar bem as mãos, frutas e verduras, consumir água tratada ou fervida, cozinhar alimentos de origem animal e usar preservativos nas relações sexuais. A cobertura vacinal infantil contra a hepatite A em Londrina chegou a 78,04% até junho, enquanto no Paraná o índice foi de 82,4%. A Vigilância em Saúde reforça que todos os casos suspeitos e confirmados devem ser notificados em até sete dias úteis para garantir o controle da doença.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9