Londrina encerra participação nos Parajaps com 68 medalhas
Londrina foi representada em Foz de Iguaçu por 83 pessoas, somando delegação técnica, atletas e dirigentes. A cidade enviou equipes de atletismo, natação, paracanoagem, dragon boat e parataekwondo

As equipes que representaram Londrina na 13ª edição do Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná (Parajaps) 2025, disputados em Foz do Iguaçu, retornaram à cidade com 68 medalhas conquistadas na bagagem e o 4° lugar na classificação geral, somando 267 pontos. As competições aconteceram em duas etapas: a primeira foi disputada de 23 a 27 de abril, e a segunda entre 15 e 18 de maio.
Os Parajaps são uma realização do Governo do Estado do Paraná, organizados por meio da Secretaria de Estado do Esporte (SEES), e integram o calendário de jogos oficiais em 2025. Os jogos da segunda etapa envolveram as modalidades de atletismo, bocha paralímpica, paracanoagem, dragon boat, handebol para deficientes intelectuais, handebol em cadeira de rodas, parataekwondo e natação. Nesta fase, Londrina conquistou 23 ouros, 23 pratas e 3 bronzes.
Um dos destaques da competição foi o londrinense Pedro Henrique Tenório de Almeida, que compete na paranatação e conquistou duas medalhas de ouro (50 metros costa e 100 metros livre) e uma prata (50 metros livre). Todas as provas de que Almeida participou foram na classe Intelectual S18 – Transtorno Espectro Autista (TEA). O jovem de 21 anos é praticante de paranatação há 12 anos, e integra o projeto Laço Branco. A iniciativa recebe patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe), gerido pela Fundação de Esportes de Londrina (FEL).
Outra paratleta do projeto é a nadadora Luana Mantovani, que conquistou uma medalha de ouro nos 50 metros peito e uma medalha de prata nos 50 metros livre. Almeida completou a prova em 40.48 segundos e bateu o próprio recorde, que era de 42.82 segundos, conquistando o melhor tempo da história do nado costas 50 metros.
A técnica do paratleta, Suely Soares, comemorou os resultados atingidos. “Foi muito gratificante e emocionante ver o Pedro conquistando sua vitória. O trabalho feito com o paratleta é individual e ao mesmo desafiador. O Pedro treina há muitos anos comigo, um trabalho que fazemos de forma persistente, mas que vemos que valeu a pena”, sublinhou. Londrina foi representada em Foz de Iguaçu por 83 pessoas, somando delegação técnica, atletas e dirigentes. A cidade enviou equipes de atletismo, natação, paracanoagem, dragon boat e parataekwondo.
O diretor técnico da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Vilmar Caus, o Mazinho, destacou a importância das ações desenvolvidas pelo Governo do Estado do Paraná e pela Prefeitura de Londrina. “O ponto mais importante do programa do paradesporto é a inclusão social, e o esporte é uma forma de realizar isso, permitindo a quebra de paradigmas e de diferenças sociais”, disse.
Os dez municípios com melhor colocação nos Parajaps 2025, após o encerramento da Fase Final, foram Curitiba (498 pontos); Cascavel (355); Maringá (352); Londrina (267); Ponta Grossa (159); Foz do Iguaçu (147); Siqueira Campos (67); Campo Mourão (66); Toledo (66) e Telêmaco Borba (61). Os resultados e classificações do Parajaps 2025, em cada modalidade, bem como outras informações e documentos estão disponíveis no site da Secretaria do Esporte do Governo do Estado do Paraná. Com informações do N.Com.
Medalhas das equipes londrinenses na primeira etapa do Parajaps:
Goalball Feminino – 1 ouro
Goalball Masculino – 1 ouro
Parabadminton Masculino – 2 ouros e 1 bronze
Parabadminton Feminino – 2 ouros
Parabadminton Duplas Mistas – 1 ouro e 1 prata
Tênis de Mesa Masculino – 1 prata e 3 bronzes
Tênis de Mesa Feminino – 2 ouros e 3 pratas
Futsal Masculino – 1 bronze
Medalhas das equipes londrinenses na segunda etapa do Parajaps:
Atletismo – 12 ouros; 16 pratas e 3 bronzes
Natação – 5 ouros e 3 pratas
Paracanoagem – 3 ouros e 4 pratas
Dragon Boat – 1 ouro
Parataekwondo – 2 ouros