Londrina entra em alerta vermelho para tempestades fortes neste fim de semana
O secretário de Segurança e Defesa Social, Felipe Juliani, afirmou que o município entrará oficialmente em alerta a partir da tarde desta sexta-feira

A Defesa Civil de Londrina emitiu um comunicado de alerta vermelho devido à previsão de chuvas intensas e tempestades que devem atingir a cidade entre esta sexta-feira (12) e domingo (14). A formação de um ciclone extratropical próximo ao Rio Grande do Sul aumenta o risco de temporais em toda a região. O secretário de Segurança e Defesa Social, Felipe Juliani, afirmou que o município entrará oficialmente em alerta a partir da tarde desta sexta-feira.
Ele explicou que uma forte tempestade deve atingir Londrina e cidades vizinhas entre o fim da tarde e o domingo, com maior intensidade no sábado. Segundo Juliani, ainda não há horário exato definido para o pico do fenômeno, mas as equipes da Defesa Civil, Guarda Municipal e demais secretarias — como Sema, Obras, Iluminação e CMTU — já estão mobilizadas para atender a população. O secretário orientou que moradores evitem sair de casa durante a tempestade, procurem abrigo seguro se estiverem na rua e não fiquem próximos a árvores, estruturas metálicas ou redes elétricas. Também reforçou que ninguém deve atravessar enxurradas ou áreas alagadas.
O Simepar alerta que a combinação de frente fria e alta umidade favorece tempestades severas em várias regiões do Paraná. A Defesa Civil Nacional e institutos meteorológicos preveem chuva acima de 60 mm, ventos que podem ultrapassar 100 km/h e queda de granizo. No sábado, Londrina pode registrar mais de 60 mm de chuva. Equipes da prefeitura seguem de plantão, e ocorrências relacionadas ao mau tempo podem ser comunicadas pelo telefone 199.

