Londrina fecha etapa dos Jogos Paradesportivos do Paraná com 19 medalhas conquistadas
A competição, disputada de 24 a 27 de abril, teve os campeões definidos em 11 modalidades, reunindo mais de mil participantes, de 51 municípios paranaenses

As equipes que representaram Londrina na 1ª etapa dos Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná (Parajaps) 2025, disputada em Foz do Iguaçu, retornaram à cidade com 19 medalhas conquistadas na bagagem. A competição, disputada de 24 a 27 de abril, teve os campeões definidos em 11 modalidades, reunindo mais de mil participantes, de 51 municípios paranaenses. Londrina terminou sua participação na fase inicial da competição em 4º lugar, com nove ouros, cinco pratas e cinco bronzes, totalizando 149 pontos na classificação.
O Parajaps é uma realização do Governo do Estado do Paraná, organizado por meio da Secretaria do Esporte (SEES), compondo o calendário de jogos oficiais em 2025. Nessa primeira etapa, os jogos envolveram as modalidades badminton, basquete em cadeira de rodas, ciclismo, Futsal para deficientes intelectuais, futsal para deficientes auditivos, goalball, golf 7, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, voleibol sentado e xadrez.
Os dez municípios com melhor colocação nos Parajaps 2025, após o encerramento da Fase 1, foram Curitiba (349 pontos); Maringá (229); Cascavel (218); Londrina (149); Ponta Grossa (100); Foz do Iguaçu (72); Quatro Barras (55); Siqueira Campos (55); São José dos Pinhais (50); e Colorado (46). Londrina esteve em Foz de Iguaçu com 62 pessoas, ao todo, somando delegação técnica, atletas e dirigentes. A cidade foi representada pelas equipes de parabadminton, goalball, futsal, tênis de mesa e paraciclismo.
O treinador das equipes londrinenses de goalball masculino e feminino do Instituto Roberto Miranda, Marcio Rafael, ressaltou os resultados conquistados nessa edição e a importância do patrocínio da Prefeitura. Ambas categorias faturaram o ouro e foram campeãs. “O projeto está caminhando para o rumo certo, as duas medalhas de ouro conquistadas pelas equipes masculina e feminina comprovam o nosso esforço. O Instituto Roberto Miranda nos ajuda nesse trabalho, e o mais importante, permite a melhora na qualidade de vida desses atletas”, frisou.
Já a equipe da Associação dos Surdos de Londrina (ASL) garantiu uma medalha de bronze no futsal masculino para deficientes visuais. Lucimari Strazzi, presidente da Associação dos Surdos de Londrina (ASL), destacou a importância dos jogos e a inclusão de novos atletas. “Devemos sempre apoiar o paradesporto como um todo, e também mostrar o surdodesporto para a sociedade. Esse evento mostra a força que temos no futsal. É muito gratificante termos muitos atletas com deficiência auditiva que estão participando pela primeira vez do evento. Um dos nossos objetivos principais é promover os jovens nas competições”, disse.
Por sua vez, o diretor técnico da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Vilmar Caus, o Mazinho, enfatizou o pioneirismo da cidade na competição e a relevância do apoio municipal para as instituições. “Londrina foi a primeira cidade a sediar os Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná, incentivando a inclusão de muitos paratletas. E realizou a maioria das edições desse torneio. A FEL, por meio do Fundo Especial de Incentivo, repassa os valores para as instituições desenvolverem e fomentarem o esporte para todos. Também fornecemos outras formas de apoio e articulações para as instituições que não estão incluídas no Feipe, visando a participação do maior número possível de iniciativas e atletas”, pontuou.
Os resultados e classificações finais da primeira etapa dos Parajaps 2025, em cada modalidade, bem como todas as informações e documentos sobre o Parajaps, estão disponíveis no site da Secretaria do Esporte do Governo do Estado do Paraná. A segunda etapa dos Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná 2025 será disputada, de 15 a 18 de maio, também em Foz do Iguaçu, nas modalidades de atletismo, bocha, canoagem, dragon boat, handebol para deficientes intelectuais, handebol em cadeira de rodas, natação e taekwondo. Com informações do N.Com.
Medalhas das equipes londrinenses no Parajaps:
Goalball Feminino – 1 ouro
Goalball Masculino – 1 ouro
Parabadminton Masculino – 2 ouros e 1 bronze
Parabadminton Feminino – 2 ouros
Parabadminton Duplas Mistas – 1 ouro e 1 prata
Tênis de Mesa Masculino – 1 prata e 3 bronzes
Tênis de Mesa Feminino – 2 ouros e 3 pratas
Futsal Masculino – 1 bronze