A Prefeitura de Londrina, por meio da CMTU, inaugurou seu moderno Centro de Inteligência Operacional (Ciop) e dá início à utilização do Sistema de Transporte Inteligente (ITS, na sigla em inglês), classe mundial, no gerenciamento do transporte coletivo da cidade. As duas novidades, presentes em países da América do Norte e Europa, empregam tecnologia e inovação para garantir regularidade, pontualidade e frequência na prestação do serviço e, assim, oferecer previsibilidade e qualidade aos passageiros.
Instalado no prédio da Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento, no Parque Tecnológico Francisco Sciarra, região leste da cidade, a estrutura do Ciop, além de abrigar equipes especializadas da CMTU e das concessionárias TCGL e Londrisul, dispõe de amplo espaço com videowall, cujas telas digitais exibem em tempo real informações de gestão e de operação extraídas do sistema ITS.
Funcionamento
Para que o objetivo principal das ferramentas seja alcançado, são exigidos indicadores de performance que garantem a confiabilidade do serviço. E, para que esses parâmetros sejam exibidos, é necessário antes um intenso trabalho de planejamento em ambiente de software. É nessa fase que a CMTU prepara a rede de transporte coletivo, projetando e traçando as linhas de ônibus, identificando locais de embarque e desembarque, estabelecendo pontos de controle de passagem, definindo tempos de viagem e as tabelas horárias. Todas essas informações são disponibilizadas, por meio de sistema, às empresas TCGL e Londrisul para atribuição de veículos e motoristas.
Na sequência, o planejamento e a programação são encaminhados para o sistema de gestão e controle da execução do serviço. Nesta etapa, episódios como atrasos, adiantamentos, desvios dos ônibus, bem como o registro de outros eventos em desacordo com o que foi previamente estabelecido, fazem com que o sistema emita alertas, possibilitando que o time de gestão e controle possa intervir na operação em tempo real, acionando os motoristas ou os fiscais nos terminais de integração – munidos de tablets – para solucionar os incidentes identificados. A resolução dos casos, por exemplo, pode passar pelo acionamento de condutores e carros reservas.
O diretor-presidente da CMTU, Neto Almeida, ressaltou que toda a concepção do espaço, incluindo as etapas de implementação das inovações, foram coordenadas por técnicos da própria companhia, que trabalharam exaustivamente para trazer o que há de melhor para Londrina.
Para o prefeito Marcelo Belinati, Londrina inova mais uma vez no quesito transparência ao reunir, no Ciop, o poder público e os prestadores de serviço num mesmo espaço físico, unindo quem planeja e fiscaliza com quem executa o serviço, facilitando a tomada de decisões e proporcionando um atendimento mais eficiente à população.