Londrina Handebol estreia nesta quarta-feira no Campeonato Brasileiro feminino disputado em Salvador
O Alviceleste está no Grupo A e estreia às 18 horas (de Brasília), contra as anfitriãs baianas da Associação Desportiva UFBA, no Ginásio da Estação Cidadania São Marcos. As outras adversárias serão o Clube Capixaba (ES), na quinta-feira (24), às 13h, e o Clube Português de Recife (PE), na sexta (25), também às 13h

A equipe feminina do Londrina Handebol estreará nesta quarta-feira (23) no Campeonato Brasileiro adulto de clubes, disputado em Salvador, na Bahia. A competição reúne oito times entre os melhores nacionais, sendo uma das principais da modalidade no país, com disputas de 23 a 27 de julho. O Alviceleste está no Grupo A e estreia às 18 horas (de Brasília), contra as anfitriãs baianas da Associação Desportiva UFBA, no Ginásio da Estação Cidadania São Marcos. As outras adversárias serão o Clube Capixaba (ES), na quinta-feira (24), às 13h, e o Clube Português de Recife (PE), na sexta (25), também às 13h.
Quem deseja acompanhar as partidas ao vivo pode ver os jogos pelo canal oficial da Confederação Brasileira de Handebol (CBHB) no YouTube – TV CBHB. E mais informações sobre a competição serão postadas nos perfis @handfem.londrina e @7m_handebol_total no Instagram. As duas melhores classificadas da chave A avançam para disputar as semifinais. O cruzamento será contra os dois times que avançarem no grupo B, composto pelas equipes do Sport Club Recife (PE), Cato Cahan (AL), Sento Sé (BA) e BFH (DF). O Campeonato Brasileiro existe há mais de 20 anos e é a maior competição de handebol do Brasil, juntamente com a Liga Nacional. A primeira participação do LEC Handebol foi em 2024, quando o time terminou em 4° lugar.
Para conseguir suas vagas, todas as agremiações participantes precisaram ganhar etapas regionais. O Londrina obteve seu passaporte ao ser campeão, ineditamente, da Copa Sul, realizada em Viamão (RS) no mês de abril deste ano. Antes de embarcar para Salvador (BA), a equipe ainda garantiu vaga para a semifinal do Campeonato Paranaense 2025 no último fim de semana. Segundo o treinador do LEC, Vinícius Garcia, a expectativa é conseguir chegar pelo menos até a semifinal do Brasileiro 2025, com perspectivas de melhorar o desempenho do ano anterior. “Vamos jogar contra times duríssimos e será um grande desafio essa fase classificatória. Ficar entre os três melhores da competição é o objetivo inicial, mas vamos ter que encarar cada jogo como uma decisão. Viemos de uma importante classificação no Campeonato Paranaense, o que abasteceu o elenco de motivação”, disse.
O técnico londrinense Vinícius Garcia frisou que todo o elenco e comissão técnica estão muito felizes com a oportunidade de duelar contra grandes adversárias. Para ele, estar no torneio premia um trabalho muito sério e de comprometimento. “Iniciamos o projeto em 2016, por meio do Feipe, programa de incentivo ao esporte mantido pela Prefeitura de Londrina, reunindo atletas que iniciavam na modalidade. Formamos atletas para as categorias adultas, saímos da 3ª para a 1ª divisão estadual, e estamos há 3 anos brigando pelo título e conseguindo mais uma vez participar de uma competição nacional. Todo esse processo evolutivo nos deixa orgulhosos e contentes, mostrando que estamos trilhando o caminho correto”, destacou.
Ainda segundo Garcia, formar e desenvolver atletas para disputas de alto nível é um trabalho árduo, mas que aponta ser possível colocar Londrina entre as melhores equipes brasileiras. “Tudo isso é viabilizado graças ao apoio do poder público e de muitas pessoas e parcerias que contribuíram demais conosco ao longo dessa trajetória”, finalizou. O projeto do Londrina Handebol é patrocinado pela Prefeitura de Londrina, por meio de recursos provenientes do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe), programa conduzido pela Fundação de Esportes de Londrina (FEL). Com informações do N.Com.