Londrina Handebol fica no Top 5 do Campeonato Brasileiro feminino
Em 2025, a vaga para o Brasileiro foi obtida com o título inédito da Copa Sul, realizada em Viamão (RS), em abril. O título do Campeonato Brasileiro 2025 ficou com o FMO/Português (PE), que derrotou na final as conterrâneas do Sport Recife por 35 a 19, faturando sua 15ª conquista do torneio no ginásio da UFBA, em Salvador

O time feminino adulto do Londrina Handebol está entre os cinco melhores do país na modalidade, após o encerramento do Campeonato Brasileiro 2025, disputado de 23 a 27 de julho em Salvador (BA). Enfrentando equipes adversárias do primeiro escalão nacional, o Alviceleste ganhou três partidas e perdeu duas, fechando sua participação com vitórias importantes e uma experiência enriquecedora às jogadoras e comissão técnica.
Na estreia da fase de grupos, as londrinenses derrotaram a Associação Desportiva UFBA pelo placar de 31 a 16. O segundo duelo, diante do Clube Capixaba, terminou com vitória do time do Espírito Santo por 29 a 22, após um confronto equilibrado. Já no terceiro e último compromisso da etapa de classificação o Londrina enfrentou seu maior desafio, contra o poderoso Clube Português, do Recife (PE), multicampeão brasileiro e comandado pelo técnico da Seleção Brasileira feminina, Cristiano Rocha. O primeiro tempo foi acirrado e disputado ponto a ponto, seguindo intenso na segunda etapa. Mas, o time pernambucano, que depois acabou sendo campeão do Brasileiro, levou a melhor e venceu por 24 a 16.
Sem a vaga no grupo para as semifinais, o Londrina Handebol concentrou suas forças nas disputas de 5º a 8º lugar, vencendo os dois jogos que fez e se garantindo como a quinta melhor equipe do Campeonato Brasileiro 2025. Os triunfos vieram com placares de 27 a 16 contra o BFH, de Brasília (DF), e 26 a 22 diante do Sento Sé, da Bahia. Alcançar a 5ª posição foi possível com muita garra, empenho e união das atletas, e a agremiação encerra sua participação orgulhosa e de cabeça erguida, conforme contou a treinadora do time neste torneio, Camila Tsuzuki. Ela é auxiliar técnica de Vinícius Garcia, que dirige todas as equipes femininas do projeto Londrina Handebol, mas precisou estar em outros campeonatos concomitantes nas categorias de base Sub-18 e Sub-14.
Na avaliação de Tsuzuki, o torneio teve nível elevadíssimo e o Londrina levou para casa uma valiosa experiência e aprendizado para evoluir como conjunto e comissão técnica. “Vamos trabalhar em cima de cada acerto e erro para ficarmos mais fortes e crescermos ainda mais no cenário estadual e nacional. Nosso coração volta cheio de orgulho pelo desempenho. Queríamos e almejávamos chegar na semifinal ou até na final, nos preparamos bastante para isso, mas infelizmente não aconteceu. Demos nosso melhor e continuamos no Top 5 do Brasil, junto com equipes estruturadas e gabaritadas. Fomos, por exemplo, o time que menos sofreu gols e mais marcou contra o fortíssimo Clube Português (PE), que conquistou o título”, destacou.
Como destaque individual, o Londrina comemorou a escolha de Jeniffer Custódio como a melhor pivô da competição, na seleção ideal da edição 2025. “Trata-se de um importante e merecido reconhecimento por todo o talento e dedicação da atleta, representando todas as outras jogadoras que fortalecem nosso espírito coletivo de jogo. Agradecemos muito todos os nossos patrocinadores, apoiadores e torcida, pois, sem eles não conseguiríamos manter o projeto e obter os bons resultados que temos conquistado”, definiu a técnica, que trabalha no projeto adulto do Londrina Handebol desde 2023, após ter se aposentado como atleta do time.
Na edição anterior do Campeonato Brasileiro, em 2024, o Londrina foi às semifinal e ficou na 4ª colocação. Em 2025, a vaga para o Brasileiro foi obtida com o título inédito da Copa Sul, realizada em Viamão (RS), em abril. O título do Campeonato Brasileiro 2025 ficou com o FMO/Português (PE), que derrotou na final as conterrâneas do Sport Recife por 35 a 19, faturando sua 15ª conquista do torneio no ginásio da UFBA, em Salvador. O Clube Capixaba encerrou em terceiro lugar, ao bater o Cato Cahan, de Alagoas, por 26 a 19.
Campeonato Paranaense 2025 – Segundo a técnica Camila Tsuzuki, o resultado do Londrina e os jogos acirrados em nível nacional fortalecem o trabalho para a reta final do campeonato estadual, que será disputada nos dias 23 e 24 de agosto, em Umuarama. “O time jogará a semifinal contra Jardim Alegre, e, caso saia vencedor, terá pela frente quem ganhar do duelo Santa Helena e Laranjeiras do Sul. Se chegarmos na final do Paranaense, também teremos vaga no Final Four do Paraná em novembro deste ano, reunindo as duas melhores equipes do Estadual, além de Maringá e Cascavel, que não atuaram nesse torneio e já estão garantidos”, detalhou.
O projeto do Londrina Handebol é patrocinado pela Prefeitura de Londrina, por meio de recursos provenientes do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe), programa conduzido pela Fundação de Esportes de Londrina (FEL). Também conta com incentivo do Proesporte, via Governo do Paraná. Com informações do N.Com.