Londrina homenageia cultura caipira com exposição na Biblioteca Pública
Entrada é gratuita e aberta ao público interessado em conhecer mais sobre a cultura sertaneja e sua importância para o desenvolvimento da sociedade

Para valorizar e reavivar as raízes da cultura caipira no município de Londrina, na manhã desta quarta-feira (3), teve início a exposição “Memórias de uma Londrina Sertaneja”, na Biblioteca Pública Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza, que fica na região central. Os interessados em ver de perto diversos itens usados no meio rural e urbano, além de conhecer mais sobre a música e a cultura sertaneja podem visitar a exposição das 8h às 18h, nesta quarta e quinta-feira (4). A entrada é gratuita.
A iniciativa é promovida pela Associação de Arte e Cultura (Corre) e patrocinada pela Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), da Secretaria Municipal de Cultura, com o apoio do Instituto Memória Caipira.
Segundo o curador da exposição, produtor cultural e autor de seis livros, Renne Faria Filho, a intenção é transformar a exposição em um espaço de preservação, valorizando os elementos caipiras e do campo de forma a contar a história para a geração mais nova e, ao mesmo tempo, reavivar as lembranças nos mais velhos.
Ouro Verde comemora 70 anos com extensa programação e entrada gratuita
Para isso, quem visitar a Biblioteca Pública encontrará diversos discos de vinil de músicos sertanejos antigos; como Tonico e Tinoco e Teodoro e Sampaio; livros raros da década de 1920 e 1930, como o “Cornelio Pires Scenas [SIC] e Paisagens da Minha Terra (Musa Caipira)” de Monteiro Lobato e Cia e o primeiro livro da Cultura Caipira do Brasil; além de uma vitrola, um gramofone, gravador, fitas K7, berrante de cinco chifres, caleidoscópio, bola de capotão antiga, uma escrivaninha, penteadeira, porteira e carro de boi feitos em madeira; fotografia de 1929 registrando o início da música caipira brasileira, um tripé e itens da cultura cafeeira.
Amanhã (4), das 9h às 11h, terá a visitação monitorada aberta ao público, das 12h às 13h, apresentação de música caipira ao vivo; das 14h às 17h, visitação guiada e às 17h o encerramento com apresentação musical. Quem quiser saber mais sobre o assunto pode acessar o site ou o Instagram do projeto, assim como a página no Facebook.
Com Informações do N.Com.