Londrina implanta quatro novos pontos para descarte seguro de agulhas e seringas usadas

Os novos pontos de recebimento foram viabilizados através da adesão de Londrina ao Programa Descarte Seguro, do governo estadual, que oferece uma solução segura e acessível para essa finalidade

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) sempre foi responsável por financiar os procedimentos de coleta, transbordo, transporte, tratamento e destino final desses itens. Foto: Imagem ilustrativa

Para aprimorar a gestão de resíduos provenientes de tratamentos monitorados pela saúde pública, promovendo maior segurança ambiental e bem-estar da população, a Prefeitura de Londrina implantou quatro novos pontos de coleta para descarte correto de agulhas, seringas e outros materiais perfurantes de uso domiciliar. Esses equipamentos foram colocados no começo dessa semana, pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nos prédios das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Armindo Guazzi (leste), Alvorada (oeste), Guanabara (Centro) e UBS Centro. A medida facilita o fluxo de descarte pelas pessoas que utilizam medicamentos injetáveis em casa ou outros itens de tratamento.

A iniciativa foi colocada em prática para reduzir a ocorrência de resíduos descartados incorretamente em lixo comum, o que representa risco de acidentes, contaminação e impactos ambientais. Os novos pontos de recebimento foram viabilizados através da adesão de Londrina ao Programa Descarte Seguro, do governo estadual, que oferece uma solução segura e acessível para essa finalidade. O projeto-piloto na cidade é desenvolvido em parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a empresa BHS, operadora de sistemas de logística reversa que desenvolve dispositivos inovadores no segmento médico-hospitalar, responsável por realizar esse programa no Paraná.

Cumprindo as legislações vigentes – federal e estadual – esta empresa está fazendo a implantação do plano de logística reversa no estado, a partir das diretrizes da Resolução Conjunta SEDEST/IAT nº 022/2021), em consonância com a Política Nacional de Resíduos Sólidos. No contexto de articulação desta política, o custeio das atividades da BHS no programa é feito pelos próprios fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de perfurocortantes, agulhas descartáveis, seringas, ampolas, canetas injetoras, dentre outros dispositivos utilizados na aplicação de medicamentos injetáveis. Essas empresas são obrigadas por lei a estruturar e implementar sistemas de logística reversa, mediante retorno dos produtos após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos.

Antes do início da fase experimental do programa em Londrina, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) sempre foi responsável por financiar os procedimentos de coleta, transbordo, transporte, tratamento e destino final desses itens. Agora, com a nova parceria junto à BHS, o processo de gerenciamento desses resíduos, gerados em ambiente domiciliar, passa a ocorrer por meio de responsabilidade compartilhada, desonerando o poder público. Inicialmente, esse modelo de gestão do serviço será aplicado nos quatro pontos de coleta das UBSs Centro, Armindo Guazzi, Alvorada e Guanabara, com possibilidade de ampliação do programa na cidade. No restante das UBSs, a Prefeitura continuará executando normalmente os trabalhos, tanto orientando os pacientes cadastrados que recebem seus coletores domiciliares, quanto recebendo os descartes deles e depois garantindo a destinação correta.

Segundo a geógrafa Maria Angelina Zequim Neves, que atua na diretoria de Planejamento e Gestão em Saúde, da SMS, Londrina é a segunda cidade paranaense, após a capital Curitiba, em 2023, a receber o programa Descarte Consciente em parceria com a empresa BHS. “A implantação de novos pontos de descarte garante maior segurança no descarte de resíduos domiciliares, além de gerar economia aos cofres municipais, reduzindo o ônus à SMS. Essa iniciativa ajuda a proteger ainda mais a saúde da população e dos profissionais de limpeza urbana, diminuindo ainda os riscos ambientais e acidentes com materiais cortantes. A ideia é também incentivar, conscientizar e engajar o público para criar uma cultura de descarte nos novos pontos, o que vai aprimorar todo esse movimento”, elencou.

É possível conhecer um pouco mais sobre o programa Descarte Seguro no site da BHS, que disponibiliza informações gerais do projeto, no site https://www.bhsbrasil.com.br/perfurocortantes. Com informações do N.Com.

Pontos de coleta em Londrina:

UBS Armindo Guazzi – Avenida São João, 4.321, zona leste

UBS Centro – Rua Senador Souza Naves, 754, região central

UBS Guanabara – Rua Montevidéu, 605, zona sul

UBS Alvorada – Rua Poços de Caldas, 85, zona oeste

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9