Londrina incentiva destinação do Imposto de Renda a projetos sociais com evento especial neste sábado
A campanha busca desmistificar a doação via IR, mostrando que não há custo adicional ao contribuinte e que os recursos ficam na cidade, financiando ações de impacto social direto

Com o objetivo de ampliar a arrecadação para os Fundos Municipais e fortalecer projetos voltados a crianças, adolescentes e idosos, Londrina promove neste sábado (29), das 9h às 15h, na Concha Acústica, o evento “Declare Certo 2025”, organizado pelo Sescap-LDR em parceria com a Prefeitura. Embora Londrina tenha um potencial de arrecadação de mais de R$ 56 milhões, em 2024 foram destinados apenas R$ 1,76 milhão – o que corresponde a menos de 5% do potencial. A campanha busca desmistificar a doação via IR, mostrando que não há custo adicional ao contribuinte e que os recursos ficam na cidade, financiando ações de impacto social direto.
Os valores arrecadados são direcionados a entidades cadastradas nos Conselhos Municipais da Criança e do Adolescente (CMDCA) e da Pessoa Idosa (CMDPI), como o Instituto Roberto Miranda, que utilizou recursos para criar uma sala de estimulação sensorial, renovar o parquinho e melhorar suas instalações.
Durante o evento serão dadas orientações gratuitas sobre a Declaração do Imposto de Renda e como fazer a destinação correta; haverá apresentações culturais com a Orquestra Sinfônica da UEL; além da participação de entidades beneficiadas e da realização da Feira da Economia Solidária, com produtos artesanais e barracas de pipoca e algodão doce para o público.
Quem pode doar?
Pessoa física: até 6% do imposto devido (3% para cada fundo);
Pessoa jurídica (Lucro Real): até 1% do imposto devido.
Segundo a Receita Federal, a destinação é segura, rastreável, fiscalizada e não leva à malha fina.

