Londrina inicia campanha dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres
Ações vão de 20 de novembro a 10 de dezembro, com atendimentos, rodas de conversa, serviços itinerantes e orientações sobre prevenção e direitos

A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) inicia nesta quinta-feira (20) a campanha dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, com uma série de ações de prevenção, orientação e enfrentamento às diversas formas de violência. A mobilização começa no Dia da Consciência Negra e integra outras datas importantes, como o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres (25/11) e o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres (06/12), encerrando no Dia Internacional dos Direitos Humanos, em 10 de dezembro.
Segundo a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Marisol Chiesa, o objetivo é sensibilizar a população e ampliar o diálogo sobre os impactos da violência na vida das mulheres e de toda a sociedade. A campanha reforça a divulgação dos serviços especializados da rede municipal, como o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CAM) — que oferece atendimento social, psicológico e jurídico — e a Casa Abrigo Canto de Dália, destinada ao acolhimento de mulheres em risco de morte ou sob grave ameaça.
A programação inclui diversas atividades nos territórios, com destaque para as ações do Centro de Oficinas para Mulheres (COM), que oferece cursos de qualificação profissional e incentivo ao empreendedorismo feminino. Na terça-feira (25), às 14h, o COM recebe a roda de conversa “Relacionamento saudável: é possível?”, com a gerente do CAM, Fernanda Mello, e mediação da psicóloga Lisnéia Rampazzo, abordando sinais iniciais de abuso e formas de interromper ciclos de violência.
Outra ação será o Ônibus Lilás, que atende na quarta-feira (26), das 9h às 17h, na Rua Tamarino, 136, Jardim Marabá, em frente ao CRAS Leste. O serviço itinerante oferecerá atendimentos sociais, psicológicos, orientações jurídicas, vagas de emprego, inscrições em programas sociais e testes rápidos de ISTs, além de orientações de saúde. A Feira Arte Mulher Empreendedora e uma roda de conversa com mulheres atendidas pelo CRAS Leste, com a participação da juíza Cláudia Bertola, também integram a campanha. Clique aqui para acessar a programação completa da Campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres em Londrina.

