Londrina instala Gabinete de Gestão Integrada para reforçar segurança pública
Reunião histórica une forças de segurança em ação permanente e coordenada contra crimes que mais afetam a população

A primeira reunião oficial do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) de Londrina ocorreu na manhã desta sexta-feira (18), no gabinete do prefeito Tiago Amaral. O encontro contou com representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Polícia Penal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Defesa Civil e secretarias da Prefeitura. A iniciativa institucionaliza a atuação conjunta entre as forças de segurança, com foco em estratégias coordenadas para enfrentar os principais desafios da cidade. Segundo o prefeito Tiago Amaral, “todas essas forças agora estão unidas com um único propósito: garantir a segurança do cidadão londrinense. Londrina caminha para ser a cidade mais segura do Brasil”.
Durante o encontro, foram discutidos temas prioritários como o combate ao tráfico de drogas, furtos de fios de cobre e a ampliação do monitoramento por câmeras. Um dos encaminhamentos foi a criação de um grupo de trabalho para elaborar um projeto de legislação municipal específica voltada ao combate ao furto de fiação, inspirado em modelos bem-sucedidos de outras cidades. O secretário de Governo, Leonardo Carneiro, destacou o ineditismo da ação. “Foi uma reunião extremamente importante. Além da integração das forças, começamos a construir soluções legais e operacionais para reduzir crimes que causam prejuízo direto à população”.
Para o comandante do 2º Comando Regional da Polícia Militar, tenente-coronel Saldanha, a integração é estratégica. “Buscamos identificar os principais problemas de segurança da cidade e pensar soluções a partir da união de esforços”. O secretário de Defesa Social, Felipe Juliani, reforçou o trabalho conjunto também com outras secretarias da Prefeitura. “Em Londrina, bandido não é bem-vindo. Estamos alinhando ações para combater não só crimes como furtos e tráfico, mas também problemas como a perturbação do sossego”.
O delegado-chefe da Polícia Civil, Dr. Fernando Amarantino, complementou: “a integração com a Prefeitura aumenta nossas chances de êxito contra crimes que mais incomodam o cidadão, como homicídios, tráfico de drogas e furtos de fios”. Também participaram da reunião os comandantes do 5º e 30º Batalhões da PM, o diretor operacional da Guarda Municipal, representantes da Delegacia de Homicídios e da Defesa Civil. Nos próximos dias, será divulgado um balanço com os indicadores de segurança da cidade, já refletindo os primeiros resultados dessa atuação integrada.