Londrina intensifica ações de prevenção contra o sarampo após alerta nacional do Ministério da Saúde
Município reforça vacinação, vigilância epidemiológica e protocolos para conter risco de reintrodução da doença no Brasil

Diante do alerta emitido pelo Ministério da Saúde sobre o risco de reintrodução do sarampo no Brasil, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Londrina está intensificando medidas de vigilância epidemiológica e imunização em toda a rede pública de saúde. Em resposta à notificação federal, a Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) elaborou e encaminhou um documento com orientações estratégicas às unidades de saúde do município.
Entre as principais recomendações está o reforço da vacinação contra o sarampo, com a introdução da dose zero para crianças de 6 a 11 meses, além da verificação e atualização do esquema vacinal de toda a população entre 1 e 59 anos, conforme as diretrizes específicas por faixa etária.
A SMS também orientou que todos os trabalhadores da saúde tenham o esquema vacinal completo (duas doses). Aqueles com doses pendentes devem se regularizar imediatamente.
Estratégias de prevenção
As unidades de saúde de Londrina deverão:
Realizar buscas ativas nos territórios por crianças com vacina em atraso, incluindo aquelas que devem receber a dose zero;
Atualizar o esquema vacinal de brasileiros que estudam na Bolívia e retornam ao país nas férias;
Ofertar atualização de vacina para residentes fronteiriços e visitantes que utilizam os serviços de saúde locais;
Notificar casos suspeitos em até 24 horas, realizar coleta de exames e aplicar medidas de isolamento com máscara cirúrgica;
Administrar vitamina A em crianças com suspeita da doença, para prevenir complicações graves.
Mobilização nas unidades
Segundo a diretora da Vigilância em Saúde, Fernanda Fabrin, uma reunião foi realizada na quarta-feira (6) com as coordenações de todas as unidades para reforçar os protocolos.
“Solicitamos às unidades que avaliem o esquema vacinal de seus profissionais e enviem uma listagem com os nomes. Também pedimos que identifiquem, nos territórios, as crianças que precisam da dose zero ou que estão com vacinação atrasada, além de qualquer pessoa que tenha indicação para a vacina”, afirmou.
Sintomas e importância da prevenção
O sarampo é uma doença altamente contagiosa, causada por vírus, e pode causar complicações graves como pneumonia, encefalite e, em casos raros, panencefalite esclerosante subaguda. Os principais sintomas são:
Febre alta
Tosse
Coriza
Conjuntivite
Erupção avermelhada que começa no rosto e se espalha pelo corpo
Em caso de suspeita, a recomendação é procurar uma unidade de saúde imediatamente para diagnóstico e acompanhamento médico. A Secretaria Municipal de Saúde reforça o pedido para que todos verifiquem seu cartão de vacina e atualizem a imunização, se necessário. A vacinação é a principal forma de proteção contra o sarampo.