Londrina lança campanha Setembro Amarelo com foco na prevenção ao suicídio
O Setembro Amarelo foi instituído pela lei municipal nº 12.506/2017, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a prevenção ao suicídio, em reconhecimento ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, celebrado em 10 de setembro

Nesta segunda-feira (12), às 20 horas, será realizado o lançamento da campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio, apoiada pela Câmara de Londrina, Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde. Idealizado pelo Hospital Vida, Hospital Nova Vida e Ânima Ambulatório de Saúde Mental, o evento público será realizado no auditório da Universidade Anhanguera (antiga Unopar), na Avenida Paris, 675, no Jardim Piza.
O Setembro Amarelo foi instituído pela lei municipal nº 12.506/2017, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a prevenção ao suicídio, em reconhecimento ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, celebrado em 10 de setembro. Durante o mês, serão realizados eventos educativos no Calçadão de Londrina, para informar a população sobre como identificar possíveis sinais de doenças mentais e, se necessário, realizar encaminhamento para serviços públicos de atendimento. Também haverá palestras para profissionais de saúde, de segurança pública e de educação. A programação completa será divulgada durante o lançamento da campanha.
O diretor executivo do Hospital Vida, Felipe Urbanski, destacou que a campanha Setembro Amarelo pretende unificar as ações anteriormente realizadas de forma separada por órgãos públicos e instituições. “O Hospital Vida, em conjunto com a Câmara de Londrina, visualizando que faltavam ações efetivas para o Setembro Amarelo, entendeu por bem fazer o lançamento oficial no Município de Londrina para agregar toda a população, seja sociedade civil organizada, e também as entidades como a Secretaria Municipal Saúde, o Centro de Valorização da Vida, as universidades, enfim, organizar toda essa equipe, para que a gente pudesse dar o destaque e a importância que tem a prevenção ao suicídio”, disse.
“O apoio da Câmara Municipal de Londrina ao Setembro Amarelo é essencial porque reflete o compromisso do Poder Legislativo em promover o bem-estar da população, alavancar políticas públicas eficazes e garantir que o tema seja amplamente discutido e levado a sério”, ressaltou Valéria Lopes, diretora de Comunicação e Mídias da Câmara de Londrina. Dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgados em 2024 indicam que a taxa de suicídios no país teve crescimento médio de 3,7% ao ano, entre 2011 e 2022. Já as taxas de notificações por autolesões aumentaram 21% ao ano, neste mesmo período. Entre os jovens a situação é mais preocupante. A taxa de suicídio cresceu 6% ao ano, entre 2011 e 2022, e as autolesões na faixa etária de 10 a 24 anos aumentaram 29% ao ano.
A Campanha Setembro Amarelo conta, ainda, com a realização do Centro de Valorização da Vida (CVV), Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR). Com informações da assessoria de imprensa.