Londrina não atinge meta de declarações do IR 2025 e Receita alerta para multas por atraso

Cidade recebeu 169.838 declarações até o prazo final; contribuinte que não enviou pode ter CPF irregular e pagar multa

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Marcelo Casal Jr / Agência Brasil

A Receita Federal em Londrina recebeu, até às 23h59 da última sexta-feira (30), o total de 169.838 declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025. O número ficou abaixo da meta estimada, que era de 180 mil declarações entregues até o fim do prazo. Entre os documentos enviados, 51% resultaram em imposto a restituir, enquanto 24% apresentaram imposto a pagar. Outros 21% ficaram isentos, ou seja, sem valor a restituir ou pagar. Também chamou a atenção o fato de que 51% dos contribuintes utilizaram a declaração pré-preenchida, modalidade que facilita o processo e reduz o risco de erros.

Segundo a Receita, a idade média dos declarantes foi de 48 anos, com as mulheres representando 45,7% das declarações apresentadas na cidade. A Receita alerta que contribuintes obrigados a declarar, mas que não enviaram dentro do prazo, estão sujeitos a multas por atraso.

Os valores são calculados da seguinte forma:

Com imposto devido: multa de 1% ao mês de atraso sobre o valor do imposto, com mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20%.

Sem imposto devido: multa fixa de R$ 165,74.

Além da penalidade financeira, a não entrega da declaração implica que o CPF do contribuinte passa a constar como “pendente de regularização”, podendo gerar restrições em operações financeiras, concursos públicos, emissão de passaportes e outros serviços civis. A Receita também poderá aplicar um Auto de Infração para cobrar o imposto devido com acréscimos de juros e multa. Contribuintes que perderam o prazo ainda podem entregar a declaração, mas já incorrerão na multa prevista.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9