Londrina participa da 3ª Caminhada do Meio-Dia pelo Fim da Violência Contra as Mulheres
Mobilização estadual marca o Dia de Combate ao Feminicídio e reúne mais de 40 instituições locais

Nesta terça-feira (22), Londrina se une a outros 173 municípios paranaenses na 3ª Caminhada do Meio-Dia pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, promovida pela Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), em parceria com administrações municipais. A ação marca o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, instituído pela Lei nº 19.873/2019 em homenagem à advogada Tatiane Spitzner, vítima de feminicídio em Guarapuava.
Em Londrina, a concentração começa às 11h, em frente à Catedral Metropolitana, de onde os participantes sairão ao meio-dia rumo ao Teatro Ouro Verde, passando pela avenida Rio de Janeiro e o Calçadão. Toda a população está convidada a participar, vestindo roupas brancas, símbolo da paz e do compromisso com o enfrentamento à violência de gênero. A organização local é coordenada pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), com o apoio de mais de 40 entidades, entre elas o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM), Delegacia da Mulher, Patrulhas Maria da Penha, Juizado de Violência Doméstica, Câmara Municipal, OAB, Núcleo Maria da Penha (Numape) e diversos coletivos femininos.
A secretária municipal Marisol Chiesa destacou a importância da Casa Abrigo Canto de Dália, que oferece acolhimento a mulheres em risco de morte. Só no primeiro semestre de 2025, o local atendeu 31 mulheres e 37 crianças e adolescentes. A entrada na Casa é feita via avaliação técnica do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CAM), que atua inclusive em regime de plantão. O CAM orienta e acompanha mulheres vítimas de violência com apoio jurídico, psicológico e social. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na avenida Santos Dumont, 480, com atendimento pelo telefone (43) 3378-0132.