Londrina realiza Conferência Municipal contra a Emergência Climática no dia 30 de novembro
Poderão ser levantadas, por município, até dez propostas, sendo duas para cada um dos eixos temáticos. Foto: Reprodução/Pixabay

No dia 30 de novembro, sábado, das 8h às 17h30, a 2ª Conferência Municipal do Meio Ambiente de Londrina será realizada no Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (Ceal), localizado na Avenida Maringá, 2.400. A Conferência é uma das etapas mais importantes da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), e tem como objetivo incentivar a ampla participação da população na construção de propostas para enfrentar os desafios climáticos. Além disso, também vai eleger delegados que representarão o município na etapa estadual.

“A participação do município nas conferências do meio ambiente é muito importante para estarmos próximos da população e, portanto, termos um entendimento mais profundo da nossa realidade e das necessidades específicas dos bairros e comunidades. Essa proximidade permite que as ações e políticas ambientais sejam implementadas de forma mais eficaz”, afirma o secretário municipal do Ambiente, Andre Shindy Chen.

Durante as conferências municipais, os participantes poderão apresentar propostas contra os efeitos causadores da emergência climática para os cinco eixos definidos pela 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente: mitigação; adaptação e preparação para desastres; justiça climática; transformação ecológica; e governança e educação ambiental. Qualquer brasileiro (a) maior de 16 anos pode participar da conferência e votar nos/nas delegados/as. Poderão ser levantadas, por município, até dez propostas, sendo duas para cada um dos eixos temáticos. As propostas priorizadas serão encaminhadas para a Comissão Organizadora Estadual e farão parte do Caderno de Propostas que será debatido nas Conferências Estaduais.

Benefícios para os municípios – Participar das conferências municipais do meio ambiente traz inúmeros benefícios para as cidades brasileiras. Entre eles, está o fortalecimento da governança ambiental local através da participação. Ao envolver diferentes setores da sociedade, como governo, sociedade civil e setor privado, as conferências promovem a construção de políticas públicas mais abrangentes e alinhadas com as necessidades e expectativas da população. Além disso, os municípios que participam das conferências têm a oportunidade de influenciar políticas estaduais e nacionais de meio ambiente. Isso significa que as ideias e soluções desenvolvidas por cada município terão o potencial de impactar políticas em uma escala maior. Com informações do N.Com.