Londrina realiza VIII Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência nesta sexta-feira
Evento na OAB Londrina discutirá e votará o Plano Municipal 2025–2028, que orientará políticas públicas de inclusão e acessibilidade

A cidade de Londrina sedia, nesta sexta-feira (24), a VIII Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que terá como principal pauta a discussão e votação do Plano Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência 2025–2028. O encontro acontece a partir das 10h, no auditório da OAB Londrina – Sede Lauro Fernando Zanetti (Rua Professor João Cândido, 344, 4º andar, Centro), com participação gratuita e intérprete de Libras. O evento é uma realização do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), com apoio da Prefeitura de Londrina, da OAB Londrina e do Centro Universitário Filadélfia (Unifil). A programação inclui palestras, debates e votação do Plano, que estabelece as diretrizes das políticas públicas voltadas à inclusão, acessibilidade e cidadania da pessoa com deficiência pelos próximos quatro anos.
A abertura contará com autoridades municipais, representantes da sociedade civil e apresentação cultural do Instituto Londrinense de Educação para Crianças Excepcionais (Ilece). À tarde, haverá palestra magna da advogada e professora Aline Raquel Perboni Adams Andrade, especialista em Direito Previdenciário, sobre os direitos da pessoa com deficiência e o papel do CMDPD.
De acordo com a presidente do Conselho, Adrielly Ganeo, o Plano Municipal foi construído coletivamente e propõe avanços em áreas como acessibilidade urbana, educação inclusiva, esporte adaptado, saúde integral, cultura, lazer e inserção no mercado de trabalho. “Mais do que aprovar um plano, estamos construindo um pacto por acessibilidade, respeito e participação social. Cada proposta representa uma oportunidade de transformar políticas públicas em qualidade de vida e autonomia”, destacou.
O secretário municipal do Trabalho, Emprego e Renda, César Makiolke, que também é vice-presidente do CMDPD, reforçou o convite à comunidade. “Será um momento de celebração, mas também de definição de políticas públicas inclusivas. Todos que convivem com a causa ou se interessam por ela devem participar”, afirmou. As inscrições podem ser feitas on-line por meio deste formulário online.

